A Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim emitiu um alerta para comerciantes e moradores da cidade após a atuação de um golpista que se apresenta como fiscal da Vigilância Sanitária.
Segundo relatos, o homem tem visitado estabelecimentos comerciais, alegando realizar inspeções de rotina, e em seguida cobra indevidamente por taxas de “regularização” para evitar multas e possíveis autuações.
Vestido com uniforme e portando documentos falsos, o golpista pressiona os donos de comércio. Em alguns casos, exige transferências bancárias ou pagamentos em dinheiro.
Ele utiliza o medo e o senso de urgência para convencer as vítimas a agir sem verificar a autenticidade da abordagem.
Cuidados para evitar ser vítima de golpe no comércio local
A Vigilância Sanitária orienta que seus fiscais não realizam cobranças em dinheiro nem por transferência bancária durante visitas.
Qualquer solicitação dessa natureza deve ser considerada suspeita.
Além disso, os comerciantes devem sempre solicitar a identificação do agente.
Caso haja dúvidas, é possível confirmar a presença do servidor entrando em contato com a própria Vigilância pelo número (74) 99916-1651.
A recomendação é nunca efetuar pagamentos imediatos e evitar compartilhar dados pessoais ou financeiros.
Denúncias ajudam a impedir novas fraudes
A população pode denunciar o golpista à Polícia Civil. Informações sobre sua atuação podem evitar que outros estabelecimentos caiam no mesmo golpe.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as ações da Vigilância seguem procedimentos legais e que a segurança dos comerciantes depende também da atenção e denúncia de irregularidades.
Com o aumento de tentativas de fraude em municípios da região, a informação torna-se uma ferramenta de defesa. Bonfinenses devem redobrar os cuidados e compartilhar o alerta com outros empreendedores e familiares.