Senhor do Bonfim (BA) — Em uma vibrante celebração dos 140 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim, o Núcleo Territorial de Educação (NTE 25) emocionou a comunidade bonfinense com uma apresentação que uniu arte, identidade cultural e valorização da agricultura familiar.
Com o tema “Se a agricultura não planta, a cidade não janta!”, o desfile cívico-cultural realizado na última terça-feira (28), na Praça Nova do Congresso, destacou a importância da produção local para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do território.
A participação do NTE 25 foi dividida em três alas temáticas:
Feira do Cruzeiro ganha vida no coração da cidade. A primeira ala trouxe um caminhão cenográfico que reproduziu a tradicional Feira do Cruzeiro com estátuas vivas representando feirantes, produtos e o cotidiano da feira livre bonfinense. A ação foi realizada em parceria com o curso de Licenciatura em Teatro da UNEB – Campus VII.
Agricultura Familiar e PNAE: Educação que alimenta e transforma
A segunda ala deu protagonismo aos estudantes da rede estadual, que representaram os alimentos e os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje, 100% dos recursos destinados à merenda escolar no território são investidos em alimentos produzidos por agricultores locais — um investimento que já ultrapassa R$ 2 milhões, promovendo geração de renda e fortalecendo a economia rural.
Música e dança encerram com emoção
A terceira ala foi marcada por apresentações da quadrilha Aquecer, do Colégio Estadual Teixeira de Freitas, e da fanfarra FAMA, do Colégio Estadual Professora Mariana Agostinho. A combinação de coreografias juninas e música tradicional nordestina fechou o desfile com alegria e emoção.
Fotos e vídeos do desfile podem ser conferidos nas redes oficiais do NTE 25.