A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 54ª Companhia Independente (CIPM), apreendeu artefatos explosivos do tipo “espadas” na noite do último domingo (29), em Campo Formoso.
A ação foi motivada por denúncias de moradores sobre a soltura irregular desses artefatos nas imediações da Vila Pernambucana e da Praça Castro Alves.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da 54ª CIPM, a guarnição se deslocou até o local por volta das 21h50 e confirmou a veracidade das informações.
No local, os policiais encontraram oito espadas já queimadas, duas ainda intactas e um par de luvas de couro usadas para o manuseio dos materiais.
Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia Territorial de Campo Formoso, onde o caso será investigado e serão adotadas as medidas legais cabíveis.
A soltura de espadas é considerada crime por oferecer riscos à integridade física das pessoas e causar danos ao patrimônio.
A prática, ainda comum em alguns municípios do interior da Bahia durante o período junino, tem sido alvo de intensificação das ações preventivas por parte das forças de segurança.
A PMBA reforça seu compromisso com a segurança da população e o respeito às leis.