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O oitavo mês desse ano teve um impacto importante no aumento desse percentual, já que apresentou o melhor resultado do ano, com desempenho de 11,3% superior comparado ao mesmo período de 2023. Os dados são do Termômetro ABAD, produzido em parceria com a NielsenIQ.
Desde maio, quando houve crescimento de 6,1%, o setor vem em uma linha ascendente de desempenho, registrando aumento de 6,6%, 10,3% e 11,3% no faturamento dos meses subsequentes.
O único mês do ano de 2024 que apresentou retração foi março, com queda de 4,3%.
De acordo com o estudo, as empresas com faturamento entre R$ 25 milhões e R$ 45 milhões e as empresas que faturam mais de R$ 100 milhões, contribuíram positivamente para a média do percentual apurado no mês de agosto.
Já as empresas que faturam entre 1,5 milhão e 25 milhões e as que faturam entre 45 milhões e 100 milhões puxaram para baixo.
“O desempenho positivo do setor atacadista distribuidor em 2024 reflete o empenho contínuo das empresas em se adaptarem às demandas do mercado e às mudanças econômicas. É um resultado particularmente relevante em um momento de desafios no ambiente macroeconômico. É imprescindível que o setor continue atento às transformações econômicas e regulatórias em curso, especialmente no que diz respeito à reforma tributária e à busca por maior estabilidade fiscal”, afirma Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).
A entidade, segundo ele, se compromete em cultivar diálogos com o governo para buscar um ambiente de negócios que permita às empresas atacadistas e distribuidoras continuarem a crescer de forma sustentável.
Com base nas apurações da NielsenIQ, o setor varejista cresceu duplo dígito em valor no mês de agosto, fechando o mês mais aquecido do que julho e do que a média do ano.
Entre as possíveis causas desse desempenho está o Dia dos Pais, data comemorativa que levou tanto as vendas físicas quanto as online a um aumento considerável no comparativo com 2023.
Além disso, canais como hiper e cash&carry tiveram uma aceleração no desempenho positivo, chegando a ultrapassar os patamares do acumulado de 2024 e registrando crescimento, respectivamente, de +4,6% e +14,8%. Em contrapartida, o canal eletro apresentou retração de -18% no período.
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