Na última quarta-feira (04), a cidade de Jaguarari foi palco de um importante momento para a política pública de assistência social: a realização da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
O encontro aconteceu no auditório do Cetep, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, e teve como objetivo central ampliar a participação popular e deliberar propostas que fortaleçam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em níveis municipal, estadual e nacional.
Destaques da programação
Pela manhã, o evento contou com a presença do prefeito Antônio Nascimento, de representantes do Poder Público, usuários do SUAS e trabalhadores da rede socioassistencial. A palestra magna foi conduzida pela assistente social Jaqueline Carvalho, que trouxe reflexões sobre os avanços, desafios e a importância da proteção social como pilar de cidadania.
Durante os debates, foram abordados cinco subtemas:
- Universalização do SUAS
- Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS
- Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais
- Gestão Democrática e Comunicação Transparente
- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento
No período da tarde, os participantes formaram grupos de trabalho para elaborar e votar propostas relacionadas aos eixos temáticos. As sugestões serão encaminhadas para instâncias superiores, como a conferência estadual.
Representação garantida
Ao final do evento, foram eleitos os delegados titulares e suplentes que representarão Jaguarari na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, reforçando o compromisso do município com a construção coletiva de políticas públicas.
Compromisso com a transformação social
“O Sistema Único de Assistência Social está completando 20 anos. Posso dizer que são 20 anos de história de um compromisso, de um trabalho em prol da transformação social, da luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Regivaldo dos Santos.