Áreas como nutrição, psicologia e fisioterapia são destaques, com crescimento de 32% no número de novos negócios, o que reflete uma tendência de busca por serviços que promovem qualidade de vida.
O setor de saúde continua a crescer de forma robusta no Brasil, impulsionado por maior demanda por serviços médicos, odontológicos e terapias ocupacionais.
Somente em 2023, foram registradas 48,7 mil novas micro e pequenas empresas (MPEs) dedicadas a atividades de atenção ambulatorial, como consultórios médicos e odontológicos, clínicas especializadas e serviços de vacinação, o que representa um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior e um crescimento expressivo de 84% em comparação com 2019.
Esses dados, fornecidos pelo Sebrae com base em informações da Receita Federal, destacam o setor de saúde como líder no ranking de novos negócios no país.
Esse cenário é promissor para profissionais da saúde que buscam expandir seus serviços ou iniciar novos empreendimentos, especialmente em cidades com elevados índices de desenvolvimento econômico e populacional.
Inclusive, o aumento de 32% no número de empresas abertas por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que atendem tanto o público final quanto grupos empresariais, reflete a expansão das áreas voltadas para a saúde preventiva e o bem-estar.
Esse aumento demonstra uma busca crescente por cuidados que visam prevenir doenças e promover qualidade de vida e que tem impulsionado novos negócios nesses segmentos.