Na manhã desta quinta-feira (31), uma grande ação de combate ao crime organizado foi deflagrada na Bahia.
A segunda fase da Operação Convictus resultou na prisão preventiva de oito pessoas e no cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em Feira de Santana.
A operação foi conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), através do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), em parceria com a Polícia Federal e com apoio da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
O objetivo foi desarticular uma organização criminosa de atuação interestadual, envolvida com o tráfico de drogas e armas, além de um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro.
As investigações revelam que o grupo movimentou mais de R$ 5 milhões através de empresas de fachada, contas de terceiros, veículos de luxo e comércio automotivo.
Entre os entorpecentes distribuídos estão maconha tipo skunk, cocaína, crack, ecstasy, lança-perfume, tetracaína e cafeína.
O grupo também negociava armas de fogo de grosso calibre, incluindo pistolas, fuzis e metralhadora com munição antiaérea, utilizadas em disputas entre facções rivais.
Durante a operação foram cumpridas ordens judiciais envolvendo 69 CPFs e CNPJs, com bloqueio de contas bancárias e apreensão de bens relacionados ao esquema criminoso. Foram recolhidos dispositivos eletrônicos, documentos e valores em dinheiro.