A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou na última (29) que a bandeira tarifária para dezembro será verde, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de luz.
A mudança ocorre após a vigência da bandeira amarela em novembro, quando era cobrado um acréscimo de R$ 1,885 para cada 100 kWh consumidos.
Segundo a ANEEL, a melhora nas condições de geração de energia, impulsionada por um período de chuvas mais intenso nas últimas semanas, permitiu a redução de custos. A maior geração hidrelétrica, que tem custos mais baixos em comparação às termelétricas, foi determinante para a decisão.
A bandeira verde reflete a estabilidade no fornecimento de energia e a redução no custo de geração, sendo um alívio importante para os consumidores neste final de ano.
O que é o sistema de bandeiras tarifárias?
O sistema de bandeiras tarifárias da ANEEL funciona como um indicador das condições de geração de energia no país.
- Bandeira verde: condições favoráveis, sem custo adicional.
- Bandeira amarela: condições menos favoráveis, com pequeno custo extra.
- Bandeira vermelha: acionamento mais intenso de termelétricas, resultando em cobranças adicionais mais altas.
Como isso impacta o consumidor?
Com a bandeira verde, os consumidores não pagarão custos extras em dezembro, o que pode representar uma economia relevante para famílias e empresas, especialmente em um período de maior consumo de energia devido às festas de fim de ano.
Fique atento às dicas para economizar energia, mesmo com a bandeira verde, para reduzir ainda mais sua conta de luz!
Metadescrição: