Cai o preço dos veículos usados em setembro, segundo Índice Webmotors
Cai o preço dos veículos usados em setembro, segundo Índice Webmotors
Novo indicador do mercado automotivo apresenta a variação percentual dos valores dos anúncios de carros novos, divididos por carroceria.
Por Jaqueline Nunes / RPMA
Novo levantamento realizado pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios para o segmento, aponta uma queda de 0,27% no preço médio dos anúncios de veículos usados na plataforma em setembro na comparação com agosto de 2024.
Os dados do Índice Webmotors, que calcula as variações percentuais dos valores dos carros anunciados no marketplace, também mostram um cenário de estabilidade (0,005%) na precificação dos automóveis zero quilômetro.
Pela primeira vez, o indicador mostra ainda a variação dos veículos usados por carroceria. A categoria de minivans foi a que mais desvalorizou, com uma queda de 0,49%, no mês contra mês. As demais carrocerias apresentaram retração esperada para o período. Veja o gráfico abaixo:
Variação dos veículos usados por carroceria em setembro, visão mês versus mês
“No geral, os números de setembro estão dentro das expectativas para o período. A variação no preço dos automóveis segue o comportamento natural de oferta e demanda do mercado, que historicamente se ajusta de acordo com as dinâmicas de consumo”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
“No caso dos carros usados, essa queda reflete a depreciação normal desses veículos, algo que já era esperado, principalmente em um cenário no qual a renovação da frota e a busca por modelos zero quilômetro exercem um impacto direto. Esses resultados reforçam a estabilidade e maturidade do setor, oferecendo mais clareza para quem está comprando ou vendendo.”
O Índice Webmotors é calculado a partir de dados de 2017 com uma metodologia baseada na mediana da diferença de preço entre um mês e o mês anterior, garantindo, assim, uma análise precisa, robusta e confiável.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
Novo levantamento realizado pela Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios para o segmento, aponta uma queda de 0,27% no preço médio dos anúncios de veículos usados na plataforma em setembro na comparação com agosto de 2024.
Os dados do Índice Webmotors, que calcula as variações percentuais dos valores dos carros anunciados no marketplace, também mostram um cenário de estabilidade (0,005%) na precificação dos automóveis zero quilômetro.
Pela primeira vez, o indicador mostra ainda a variação dos veículos usados por carroceria. A categoria de minivans foi a que mais desvalorizou, com uma queda de 0,49%, no mês contra mês. As demais carrocerias apresentaram retração esperada para o período. Veja o gráfico abaixo:
Variação dos veículos usados por carroceria em setembro, visão mês versus mês
“No geral, os números de setembro estão dentro das expectativas para o período. A variação no preço dos automóveis segue o comportamento natural de oferta e demanda do mercado, que historicamente se ajusta de acordo com as dinâmicas de consumo”, afirma Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
“No caso dos carros usados, essa queda reflete a depreciação normal desses veículos, algo que já era esperado, principalmente em um cenário no qual a renovação da frota e a busca por modelos zero quilômetro exercem um impacto direto. Esses resultados reforçam a estabilidade e maturidade do setor, oferecendo mais clareza para quem está comprando ou vendendo.”
O Índice Webmotors é calculado a partir de dados de 2017 com uma metodologia baseada na mediana da diferença de preço entre um mês e o mês anterior, garantindo, assim, uma análise precisa, robusta e confiável.
Sobre a Webmotors
A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.
Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.
PORTAL DO PIEMONTE NOTÍCIAS: Faça parte da comunidade no WhatsApp
Mais Notícias do Portal do Piemonte
GERON PEREIRA, GERENTE REGIONAL DO SEBRAE
ANDRÉ LUÍS MIRANDA, DIRETOR DO PORTAL DO PIEMONTE
NELSON PINHEIRO, PRESIDENTE DA ACIASB
Cultura que resiste e transforma
O jornal impresso cria tempo; o digital leva longe. Nós escolhemos os dois.
Começa nesta quinta-feira (21) e segue até o sábado (23)
'A mulher empreendedora é a voz da transformação'
Duas chapas buscam representar os interesses da advocacia local