Você sabia que existe uma cidade baiana com nome de caldeirão… mas onde o que ferve mesmo são os dados?
Essa é Caldeirão Grande — município do Piemonte Norte do Itapicuru que, apesar do nome forte, ainda luta para aquecer seus indicadores.
De acordo com o Censo 2022, a cidade tem 13.080 habitantes e uma área de 458,31 km², o que gera uma densidade demográfica de 28,54 habitantes por km².
A idade mediana da população é de 32 anos, indicando uma comunidade jovem, porém ainda em fase de consolidação de desenvolvimento.
O PIB per capita é de R$ 7.581,19 — um dos vinte mais baixos da Bahia, colocando Caldeirão Grande na 396ª posição estadual em renda per capita.
A frota veicular, em 2024, é de 2.873 veículos. No ano anterior, foram registrados apenas 25 casamentos — um dos menores índices da região.
O dado mais preocupante, no entanto, vem da saúde: a taxa de mortalidade infantil foi de 25,81 por mil nascidos vivos em 2023 — uma das mais altas da região.
Além disso, o município não apresentou nota no IDEB dos anos finais do ensino fundamental em 2023, o que impede um acompanhamento preciso da qualidade da educação pública local.
Caldeirão Grande pertence à microrregião de Jacobina, fazendo limite com os municípios de Saúde, Ponto Novo e Caém.
Está localizada a 333 km de Salvador, em uma área de clima predominantemente quente e seco.
Apesar dos desafios evidentes, o município tem potencial para reverter seus indicadores — desde que os dados sirvam como guia para políticas públicas assertivas e investimentos estruturantes.