Carteira de Identidade Nacional disponível em Bonfim
Carteira de Identidade Nacional disponível em Bonfim
Mais seis postos do SAC no interior da Bahia começaram a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de quinta-feira (12).
Por Redação
A ampliação no interior incluiu as unidades de Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Vale destacar que o atendimento da CIN já estava disponível em Senhor do Bonfim.
O serviço era oferecido somente por agendamento prévio, que poderia ser realizado através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Durante o período de 9 a 11 de setembro, a emissão do antigo RG estava suspensa nesses seis postos para a implantação da CIN. No entanto, cidadãos que já haviam solicitado o documento puderam buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento, apresentando o protocolo em mãos.
A implantação da CIN na Bahia foi conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.
A primeira via da CIN foi gratuita e contou com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, era necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original estivesse plastificada, era preciso levar também uma cópia. A CIN permitiu incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Além disso, foram adicionadas condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade foi a inclusão do nome social a pedido do cidadão. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, somente o novo registro era considerado. A CIN também possuía uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento continha um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados. Os cidadãos não eram obrigados a trocar imediatamente o documento, pois o RG antigo tinha validade até 28 de fevereiro de 2032.
A CIN tinha validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; e acima de 60 anos, validade indeterminada. Para mais informações, a Saeb disponibilizou o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
O atendimento da CIN já ocorria nos 11 postos SAC da capital: (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai); nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS): (Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho); e em 15 postos do interior: (Barreiras, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença).
A ampliação no interior incluiu as unidades de Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Vale destacar que o atendimento da CIN já estava disponível em Senhor do Bonfim.
O serviço era oferecido somente por agendamento prévio, que poderia ser realizado através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
Durante o período de 9 a 11 de setembro, a emissão do antigo RG estava suspensa nesses seis postos para a implantação da CIN. No entanto, cidadãos que já haviam solicitado o documento puderam buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento, apresentando o protocolo em mãos.
A implantação da CIN na Bahia foi conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.
A primeira via da CIN foi gratuita e contou com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, era necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original estivesse plastificada, era preciso levar também uma cópia. A CIN permitiu incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
Além disso, foram adicionadas condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade foi a inclusão do nome social a pedido do cidadão. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, somente o novo registro era considerado. A CIN também possuía uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão.
O documento continha um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados. Os cidadãos não eram obrigados a trocar imediatamente o documento, pois o RG antigo tinha validade até 28 de fevereiro de 2032.
A CIN tinha validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; e acima de 60 anos, validade indeterminada. Para mais informações, a Saeb disponibilizou o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
O atendimento da CIN já ocorria nos 11 postos SAC da capital: (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai); nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS): (Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho); e em 15 postos do interior: (Barreiras, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença).
PORTAL DO PIEMONTE NOTÍCIAS: Faça parte da comunidade no WhatsApp
Mais Notícias do Portal do Piemonte
Ação do projeto 'Viver com Cidadania'
A gestão enfatiza a importância da prevenção
Oportunidade de medir a qualidade do ensino e o aprendizado
Mudança de comportamento entre os consumidores
Confira algumas dicas
A representatividade de pessoas pretas e indígenas permanece baixa em todo o país
Promoção do diálogo e desenvolvimento do Piemonte
Os enunciados têm caráter orientativo
Ideias inovadoras, conexões estratégicas e uma visão ousada
Compromisso com a segurança pública