Carteira de Identidade Nacional disponível em Bonfim

Agendamento prévio
© Foto / Divulgação

A ampliação no interior incluiu as unidades de Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Vale destacar que o atendimento da CIN já estava disponível em Senhor do Bonfim.

O serviço era oferecido somente por agendamento prévio, que poderia ser realizado através do aplicativo ou portal ba.gov.br, ou pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

Durante o período de 9 a 11 de setembro, a emissão do antigo RG estava suspensa nesses seis postos para a implantação da CIN. No entanto, cidadãos que já haviam solicitado o documento puderam buscá-lo na unidade, sem necessidade de agendamento, apresentando o protocolo em mãos.

A implantação da CIN na Bahia foi conduzida pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em parceria com a Secretaria da Administração (Saeb), através do SAC.

A primeira via da CIN foi gratuita e contou com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para obter o documento, era necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original estivesse plastificada, era preciso levar também uma cópia. A CIN permitiu incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

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Além disso, foram adicionadas condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade foi a inclusão do nome social a pedido do cidadão. Em caso de mudança de nome na certidão de nascimento, somente o novo registro era considerado. A CIN também possuía uma versão digital disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

O documento continha um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados. Os cidadãos não eram obrigados a trocar imediatamente o documento, pois o RG antigo tinha validade até 28 de fevereiro de 2032.

A CIN tinha validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; e acima de 60 anos, validade indeterminada. Para mais informações, a Saeb disponibilizou o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

O atendimento da CIN já ocorria nos 11 postos SAC da capital: (Barra, Bela Vista, Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu, Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Uruguai); nos quatro da Região Metropolitana de Salvador (RMS): (Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho); e em 15 postos do interior: (Barreiras, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Valença).

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