O CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios encerrou com entusiasmo sua participação no 1º Festival Brasil Nordeste de Economia Popular e Solidária, realizado de 7 a 11 de maio, no Centro de Convenções de Salvador. O evento reuniu representantes dos nove estados do Nordeste e foi palco para trocas de experiências, intercâmbio cultural e fortalecimento do mercado solidário.
Representando com orgulho alguns municípios do Território do Piemonte da Diamantina e municípios do Território do Piemonte Norte do Itapicuru como Andorinha, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Jaguarari e Morro do Chapéu na Chapada Diamantina, o CESOL levou ao festival uma delegação composta por diversos empreendimentos apoiados, com destaque para produtos artesanais, itens da agricultura familiar, doces regionais, licores, bordados e saberes tradicionais que retratam a riqueza cultural do Piemonte Norte do Itapicuru.
A presença no evento permitiu ampliar a visibilidade desses empreendimentos, fortalecendo a inserção no circuito da economia solidária e incentivando a geração de renda de forma coletiva, justa e sustentável. Os expositores da região encantaram o público com a qualidade e originalidade das produções, revelando o potencial produtivo e criativo das comunidades locais.
O festival foi promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), com apoio dos Centros Públicos de Economia Solidária da Bahia (CESOL) e do Consórcio Nordeste.
A participação da delegação do Piemonte contou ainda com o suporte da ADESBA – Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia, parceira fundamental na organização e logística.
Com essa atuação expressiva, o CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios reafirma seu compromisso com a valorização da economia solidária e celebra o reconhecimento do trabalho coletivo que transforma realidades e fortalece o orgulho regional.