Fieb Alerta: Campo Formoso em risco com renovação da concessão da FCA
Fieb Alerta: Campo Formoso em risco com renovação da concessão da FCA
Por Redação
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) emitiu um alerta sobre a proposta de renovação de 30 anos da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) pela VLI Multimodal.
Essa proposta pode levar à paralisação de trechos da ferrovia na Bahia, afetando diretamente a economia local, especialmente a indústria que depende desse modal para transporte.
“Precisamos nos posicionar sobre a proposta que está em curso e defender esse trecho estratégico para a Bahia. O que está em jogo é a interligação da Bahia pela via ferroviária com outros centros importantes, o escoamento da produção de setores importantes da nossa economia, como a mineração”, afirmou o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos.
A interligação ferroviária é vital para o escoamento de produtos de setores como a mineração.
A Fieb revelou que a VLI planeja devolver 2.132 km de ferrovia, dos quais 291 km estão na Bahia, impactando conexões essenciais, como o trecho Corinto-Campo Formoso. A entidade pede que a VLI garanta a manutenção desses trechos e promova investimentos públicos para assegurar sua operação.
Para garantir a continuidade e a eficiência do trecho Corinto-Campo Formoso, a Fieb destacou três pontos fundamentais na negociação com a VLI:
- Manutenção do trecho Corinto-Campo Formoso: É crucial que este segmento não seja paralisado até que um novo operador seja encontrado.
- Investimentos em infraestrutura: É necessário direcionar recursos da renovação e de outras ferrovias para melhorar a qualidade do trecho, aumentando sua velocidade com obras de retificação.
- Integração com outras ferrovias: Garantir que a FIOL 1 e FIOL 2 interajam de forma eficaz com a FCA, permitindo que as cargas cheguem aos portos baianos.
A VLI planeja investir cerca de R$ 30 bilhões na renovação da concessão, com consultas públicas programadas entre 30 de setembro e 7 de outubro. No entanto, a Fieb expressa preocupação de que os investimentos não sejam suficientes para atender as necessidades da Bahia.
Com a renovação, a VLI promete destinar aproximadamente R$ 24 bilhões para infraestrutura e aquisição de novos vagões e locomotivas, mas a Fieb teme que essa verba não atenda adequadamente os trechos baianos.
A situação em Campo Formoso e nas áreas adjacentes exige atenção e mobilização, para garantir que a ferrovia continue a ser um motor de desenvolvimento econômico para a região.
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) emitiu um alerta sobre a proposta de renovação de 30 anos da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) pela VLI Multimodal.
Essa proposta pode levar à paralisação de trechos da ferrovia na Bahia, afetando diretamente a economia local, especialmente a indústria que depende desse modal para transporte.
“Precisamos nos posicionar sobre a proposta que está em curso e defender esse trecho estratégico para a Bahia. O que está em jogo é a interligação da Bahia pela via ferroviária com outros centros importantes, o escoamento da produção de setores importantes da nossa economia, como a mineração”, afirmou o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos.
A interligação ferroviária é vital para o escoamento de produtos de setores como a mineração.
A Fieb revelou que a VLI planeja devolver 2.132 km de ferrovia, dos quais 291 km estão na Bahia, impactando conexões essenciais, como o trecho Corinto-Campo Formoso. A entidade pede que a VLI garanta a manutenção desses trechos e promova investimentos públicos para assegurar sua operação.
Para garantir a continuidade e a eficiência do trecho Corinto-Campo Formoso, a Fieb destacou três pontos fundamentais na negociação com a VLI:
- Manutenção do trecho Corinto-Campo Formoso: É crucial que este segmento não seja paralisado até que um novo operador seja encontrado.
- Investimentos em infraestrutura: É necessário direcionar recursos da renovação e de outras ferrovias para melhorar a qualidade do trecho, aumentando sua velocidade com obras de retificação.
- Integração com outras ferrovias: Garantir que a FIOL 1 e FIOL 2 interajam de forma eficaz com a FCA, permitindo que as cargas cheguem aos portos baianos.
A VLI planeja investir cerca de R$ 30 bilhões na renovação da concessão, com consultas públicas programadas entre 30 de setembro e 7 de outubro. No entanto, a Fieb expressa preocupação de que os investimentos não sejam suficientes para atender as necessidades da Bahia.
Com a renovação, a VLI promete destinar aproximadamente R$ 24 bilhões para infraestrutura e aquisição de novos vagões e locomotivas, mas a Fieb teme que essa verba não atenda adequadamente os trechos baianos.
A situação em Campo Formoso e nas áreas adjacentes exige atenção e mobilização, para garantir que a ferrovia continue a ser um motor de desenvolvimento econômico para a região.
PORTAL DO PIEMONTE NOTÍCIAS: Faça parte da comunidade no WhatsApp
Mais Notícias do Portal do Piemonte
"Momento de raiva"
PIB do agronegócio baiano
Esses municípios respondem por mais de um terço da população brasileira
"Estado de alerta"
Somente em agosto, o gasto somou R$ 20,8 bilhões
16 idosas abrigadas no imóvel
Mulheres ficaram à frente na intenção de consumo
5.569 cidades que participarão das eleições
Não cumprimento de obrigações contratuais
Segundo edital do programa lançado