Israel aconselha libaneses a se afastarem dos alvos do Hezbollah

"Ataques maiores e mais precisos"
© Foto / Reprodução / Reuters / Mohamed Azakir

Israel aconselhou, nesta segunda-feira (23), os libaneses a se manterem afastados dos alvos do Hezbollah, no sul do Líbano, à medida que deu início a intensos ataques  contra alvos terroristas pertencentes ao movimento xiita.

“Aconselhamos os civis das aldeias libanesas situadas dentro ou perto de edifícios e áreas utilizadas pelo Hezbollah para fins militares, tais como as utilizadas para armazenar armas, a procurar abrigo imediatamente para sua própria segurança”, disse o porta-voz do Exército, contra-almirante Daniel Hagari, em entrevista hoje.

Os libaneses também receberam mensagens nos seus celulares, enviadas por Israel, determinando que se afastem pelo menos mil metros de qualquer posto usado pelo Hezbollah.

O alerta foi dado momentos antes de o Exército israelense ter anunciado que deu início a ataques intensos contra alvos terroristas pertencentes ao movimento xiita. “As IDF estão atualmente promovendo ataques contra alvos pertencentes à organização terrorista Hezbollah no sul do Líbano”, anunciou o Exército em seu canal oficial no Telegram.

O Exército israelense prometeu continuar a atacar o Hezbollah, alertando que vai fazer “ataques maiores e mais precisos contra alvos terroristas que foram amplamente estabelecidos no Líbano”.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, também deixou mensagem ao povo de Israel, aconselhando a “permanecerem calmos, disciplinados e a obedecer integralmente às instruções do comando da linha de frente”.

Durante a manhã de hoje foram relatados ataques contra alvos do Hezbollah, após um fim de semana em que os dois lados trocaram o fogo mais intenso desde que a guerra em Gaza começou, em outubro passado.

A agência ANI informou que “aviões de guerra inimigos lançaram mais de 80 ataques aéreos em meia hora”, visando zonas do sul do Líbano, ao mesmo tempo que iniciaram “intensos ataques no vale de Bekaa”, no leste do país.

Segundo a Agência Nacional de Notícias, a agência oficial do governo libanês, pelo menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas nos ataques desta manhã.

Batalha de ajuste de contas

No domingo, o número dois do Hezbollah anunciou que o movimento islâmico libanês entrou em “nova fase” na guerra contra Israel, que descreveu como “batalha de ajuste de contas”.

“As ameaças não nos vão deter. Estamos prontos para todos os cenários militares” contra Israel, disse Naim Qassem durante o funeral de um dos comandantes do grupo, morto na sexta-feira (20) em ataque israelense em Beirute.

Por sua vez, o chefe do Estado-Maior do Exército de Israel, Herzi Halevi, disse que seu país está “preparado para as próximas etapas planejadas para os próximos dias”. Ele prometeu continuar a atacar o Hezbollah até que seja seguro para a população retirada do norte de Israel regressar às suas casas.

O regresso ao norte de Israel de dezenas de milhares de moradores que fugiram dos ataques do Hezbollah foi definido como um dos objetivos de guerra do governo israelense.

“Estamos determinados a garantir que as pessoas no norte possam regressar às suas casas em segurança. Nenhum país pode tolerar disparos contra o seu povo, as suas cidades, e nós também não toleraremos isso”, disse Halevi.

O conflito entre Israel e o Hezbollah intensificou-se após os sucessivos ataques da semana passada, que deixaram dezenas de mortos e milhares de feridos no Líbano.

Na sexta-feira, um ataque aéreo israelense no sul de Beirute matou 45 pessoas, incluindo um comandante do Hezbollah e mais 16 integrantes do grupo.

Os ataques continuaram no fim de semana, com o Hezbollah lançando 150 foguetes contra Israel, depois de Tel Aviv ter realizado ataques aéreos no sul do Líbano que teriam destruído milhares de lançadores de foguetes da milícia.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

FATO OU FAKE descubra o que é verdade sobre a gripe aviária
Entenda o que é verdade e o que é boato sobre a gripe aviária e saiba como se proteger sem pânico.
Senhor do Bonfim sedia Seminário de Pecuária de Leite e destaca papel do campo no desenvolvimento regional
Evento em Senhor do Bonfim fortalece cadeia leiteira e valoriza pequenos produtores.
Corrida em Jaguarari marca o 18 de Maio e mobiliza comunidade na luta contra a violência infantil
Evento esportivo integra ações do Maio Laranja e reforça importância da denúncia e prevenção.
III Ecofestival do Café da Serra dos Morgados será realizado em julho com estrutura ampliada
O evento oficializou o início da contagem regressiva para o festival, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de julho.
Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense
Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
Câmara de Senhor do Bonfim reconhece importância da ACESB e aprova utilidade pública da entidade
Projeto de Lei valoriza tradição das espadas e fortalece a cultura bonfinense
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Câmara de Senhor do Bonfim realiza hoje (15) sessão com foco em orçamento, habitação e parceria com o IF Baiano Associação dos Espadeiros busca reconhecimento de utilidade pública municipal.
OAB-BA realiza desagravo em Senhor do Bonfim e empossa nova diretoria da subseção de Campo Formoso
Cerimônias acontecem nesta quinta (15) e contarão com as presença da diretoria da OAB-BA, conselheiros seccionais e advocacia da região.
54ª CIPM comemora marcas históricas de segurança pública em cidades do Piemonte Norte do Itapicuru
Segurança em alta: municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru completam mais de 200 dias sem homicídios.
CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios destaca protagonismo regional no 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador
Empreendimentos dos municípios do Piemonte Norte da Diamantina e do Itapicuru ganham visibilidade no maior encontro nordestino de economia solidária.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru