Jaguarari discute implantação da moeda social digital para estimular economia local

A moeda social digital promete ser um marco para a economia jaguarariense, promovendo maior inclusão financeira, fortalecimento do comércio local e estímulo a novos negócios.
© Imagem: Reprodução / Ascom / ssociação Comercial e Industrial de Jaguarari (ACIAJ)

Jaguarari – A Comissão de Instituição da Moeda Social Digital se reuniu pela primeira vez nesta semana para discutir os próximos passos do projeto que busca impulsionar a economia local.

A proposta prevê a criação de uma moeda social digital, que poderá ser utilizada pela população no comércio de Jaguarari, incentivando a circulação de riqueza no próprio município.

Mas o que é uma moeda social digital? Trata-se de uma forma de dinheiro local, emitida e gerida por uma comunidade ou município, com o objetivo de ser usada em transações dentro da região. No caso de Jaguarari, ela funcionará em formato digital, possibilitando a utilização via celular ou cartão eletrônico. Essa moeda não substitui o real, mas complementa, estimulando que os recursos circulem localmente, fortalecendo o comércio e gerando novas oportunidades econômicas.

A comissão é composta por representantes da Administração Municipal, da Procuradoria Municipal, do BancoSol, da Associação Comercial e Industrial de Jaguarari (ACIAJ) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pilar.

Dentre suas atribuições estão: buscar parcerias com entidades públicas e privadas para fomentar o uso da moeda social; realizar estudos técnicos sobre seus impactos econômicos; integrar a moeda a programas sociais e de desenvolvimento local; articular a captação de recursos com bancos públicos e entidades do terceiro setor; e propor medidas administrativas e jurídicas para viabilizar a iniciativa.

“A próxima etapa será uma audiência pública para apresentar o projeto à população. Também vamos dialogar com a CDL de Pilar e com os vereadores de Jaguarari sobre o projeto de lei que cria a moeda social antes de sua análise e aprovação na Câmara Municipal”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente da comissão, Raimundo Gomes.

Fonte: Ascom Jaguarari – Governo Cuidando da Nossa Gente (atualizado em maio de 2025)

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Espaço acolhe cães em situação de vulnerabilidade e promove saúde pública e educação ambiental.

23 horas atrás

Evento será realizado nesta terça-feira (29), às 19h, na Câmara de Vereadores, e conta com participação popular.

23 horas atrás

Cidade é destaque na mineração, agropecuária e preservação das tradições no Piemonte Norte do Itapicuru.

2 dias atrás

Produtores, técnicos e convidados lotam evento em Pindobaçu, com palestras, oficinas e demonstrações práticas de manejo rural.

2 dias atrás

Inscrições abertas para centenas de cursos 100% online e gratuitos.

2 dias atrás

Região de Pindobaçu e Campo Formoso teve dois casos registrados no último domingo, com acionamento do Conselho Tutelar e atendimento médico às vítimas.

2 dias atrás

plugins premium WordPress

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x