Jaguarari: Panorama e Realidades Sociais e Econômicas

Jaguarari encara obstáculos nos setores de saúde e infraestrutura
© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Jaguarari, localizada no semiárido baiano, possui uma população estimada de 34.440 pessoas em 2024.

Com uma densidade demográfica de 13,26 habitantes por quilômetro quadrado, a cidade integra o bioma da Caatinga e se destaca como centro local na região de influência de Senhor do Bonfim.

Economia e Emprego

O município apresentou um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 35.329,66 em 2021, sendo parte significativa das receitas locais dependentes de transferências correntes, que constituem 85,39% das receitas brutas de 2023, totalizando R$ 210,2 milhões. A população ocupada é de 18,29%, com um salário médio mensal de 2,5 salários mínimos. No setor formal, Jaguarari emprega cerca de 5.983 trabalhadores, refletindo uma economia ainda em desenvolvimento com desafios no mercado de trabalho formal.

Educação

O índice de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos é elevado, alcançando 98,3%. Porém, os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 para a rede pública sugerem desafios, com notas de 4,9 para os anos iniciais e 3,5 para os anos finais do ensino fundamental. O município conta com 31 escolas de ensino fundamental e cinco de ensino médio, onde trabalham 373 docentes.

Saúde e Infraestrutura

Com uma taxa de mortalidade infantil de 9,93 óbitos por mil nascidos vivos em 2022, a cidade ainda enfrenta questões de saúde pública, incluindo a ocorrência de internações por diarreia no SUS, que atingiu uma taxa de 9,2 internações por 100 mil habitantes. Em termos de infraestrutura, 58,5% da população possui acesso a esgotamento sanitário adequado, e a arborização das vias públicas cobre 75,3% da área urbanizada.

----- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -----

Desafios e Potencial de Crescimento

Apesar de avanços, como a estabilidade na educação básica e uma economia em expansão moderada, Jaguarari encara obstáculos nos setores de saúde e infraestrutura. Com sua economia baseada majoritariamente em transferências correntes e um mercado de trabalho formal limitado, o município tem potencial para expandir suas atividades econômicas e fortalecer sua infraestrutura urbana e sanitária.

Jaguarari demonstra características de resiliência e potencial, porém a busca por melhorias em educação, saúde e desenvolvimento econômico se revela essencial para proporcionar uma qualidade de vida ainda melhor para sua população.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense
Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
Câmara de Senhor do Bonfim reconhece importância da ACESB e aprova utilidade pública da entidade
Projeto de Lei valoriza tradição das espadas e fortalece a cultura bonfinense
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Câmara de Senhor do Bonfim realiza hoje (15) sessão com foco em orçamento, habitação e parceria com o IF Baiano Associação dos Espadeiros busca reconhecimento de utilidade pública municipal.
OAB-BA realiza desagravo em Senhor do Bonfim e empossa nova diretoria da subseção de Campo Formoso
Cerimônias acontecem nesta quinta (15) e contarão com as presença da diretoria da OAB-BA, conselheiros seccionais e advocacia da região.
54ª CIPM comemora marcas históricas de segurança pública em cidades do Piemonte Norte do Itapicuru
Segurança em alta: municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru completam mais de 200 dias sem homicídios.
CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios destaca protagonismo regional no 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador
Empreendimentos dos municípios do Piemonte Norte da Diamantina e do Itapicuru ganham visibilidade no maior encontro nordestino de economia solidária.
Ministério Público move ação contra a EMBASA e defende patrimônio cultural e direito histórico de centenas de famílias bonfinenses
MP pede retorno do abastecimento e preservação de sistema hídrico cultural em Bonfim.
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Propostas de infraestrutura, saúde e reconhecimento a personalidades marcaram a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
Espadeiros mobilizam comunidade para votação de projeto que reconhece ACESB como entidade de utilidade pública
Sessão decisiva acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
Com população em queda e renda concentrada, qual o futuro de Andorinha
Com alta concentração de renda, baixa diversificação econômica e perda populacional, Andorinha enfrenta um dilema: transformar suas vantagens naturais e industriais em desenvolvimento sustentável.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru