Pantanal: seca avança no Rio Paraguai, e os níveis devem chegar às mínimas históricas

Seca avança
© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Com chuvas abaixo da média na região do Pantanal, os níveis dos rios da Bacia do Rio Paraguai seguem em processo de descida acentuada. Em todas as estações monitoradas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as cotas estão abaixo do esperado para o período. Os dados são apresentados no novo boletim de monitoramento hidrológico , publicado na quarta-feira (7) e também foram compartilhados na Sala de Crise da bacia, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

As projeções indicam que, neste ano, podem ser registradas cotas negativas em Ladário (MS) a partir deste mês de agosto, conforme explica o pesquisador em geociências do SGB, Marcus Suassuna: “Mesmo que até setembro chova a média para o período, o ano hidrológico (outubro/2023 a setembro/2024) vai acumular menos chuva do que em 2021, quando aconteceu a segunda pior seca do histórico e o rio chegou na cota de -60 cm. Em 1964, o Rio Paraguai chegou à cota de -61 cm”.

Os dados têm como base as medições em Ladário (MS) – estação de referência. Nessa estação, a última cota registrada foi de 35 cm, enquanto a média histórica é de 4,08 m. Na estação do Forte Coimbra, no município de Corumbá (MS), a cota está na marca de -80 cm, sendo que a média é de 3,66 m. Já em Aquidauana (MS), o nível está na cota de 1,55 m – a média é 2,62 m.

Nos municípios de Mato Grosso, o cenário também é grave. Em Barra do Bugres (MT), a cota é de 37 cm, quando o esperado seria de 70 cm. Em Cáceres (MT), o Rio Paraguai está na marca de 48 cm, enquanto a média histórica é de 1,69 m. Já em Cuiabá (MT), a última cota observada foi de 92 cm, um pouco abaixo do esperado, que seria de 1,09 m. Na capital, contudo, os níveis do rio são regularizados pela Usina Hidrelétrica de Manso, localizada a montante da capital do estado.

Apoio aos municípios para abastecimento de água

Desde fevereiro, o SGB vem alertando para o cenário de seca no Pantanal, em decorrência do déficit de chuvas na região. Além de realizar o monitoramento, o SGB também apoia os municípios  com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), em períodos de crises hídricas.

O SIAGAS é um repositório de poços perfurados no Brasil, e sua base tem mais de 371 mil poços cadastrados, com 14 mil poços na Região Centro-Oeste. Disponível para consulta pública, apresenta informações sobre fontes de águas subterrâneas. Desse modo, permite que sejam identificados poços dos quais seja possível extrair água para uso doméstico, industrial, para irrigação ou outras finalidades.

Esse é um projeto de expressiva importância no atual cenário de gestão de políticas públicas, tanto em nível nacional, como estadual e sub-regional.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Semana do Livro promove leitura e cultura em Jaguarari
Semana do Livro incentiva leitura.
Estudantes de Pindobaçu ganham oportunidade gratuita
Com a proposta de facilitar o acesso ao ensino superior, o programa retorna à cidade e promete abrir caminhos para muitos estudantes que sonham com a universidade.
Autismo O Desafio da Inclusão Além das Palavras
Apesar do avanço nas discussões, a inclusão plena ainda é um desafio.
ACIASB celebrou 80 anos de história e união em Senhor do Bonfim
Desde sua fundação, em 1945, a ACIASB tem sido protagonista na busca por melhorias para os empresários da região.
Atendimento e desenvolvimento Sebrae apresenta impacto de projetos na região de Jacobina
Sebrae destaca projetos para pequenos negócios.
Infraestrutura e políticas públicas foram destaques no evento do Sebrae em Senhor do Bonfim
Especialistas e autoridades discutiram desenvolvimento regional.
Sebrae discutiu oportunidades de negócios e fortalecimento da economia em Senhor do Bonfim
Evento reuniu empresários e lideranças regionais para debater crescimento econômico.
Professores da UNEB visitam CESOL Piemonte da Diamantina para fortalecer parcerias
Integração entre universidade e economia solidária.
MPBA processa Unimed por suspender tratamento de crianças com TEA
Justiça contra práticas abusivas.
Projeto Convivência Fitness incentiva saúde em Senhor do Bonfim
Comunidade ativa e integrada.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru