Pix força empresas a adaptarem suas ofertas de métodos de pagamento

“Faz um Pix”
© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Praticamente sinônimo de transação comercial, já que o termo “faz um Pix” já está enraizado no jargão popular, essa opção de pagamentos representa uma importante fatia do mercado brasileiro.

Pertencente aos denominados “métodos A2A” (conta a conta, na tradução em português), a categoria é uma verdadeira tendência no Brasil e na América Latina, com o estudo The Global Payments Report 2024 apontando que, até 2027, 50% do setor de pagamentos nacional será englobado por ela. Dessa maneira, as empresas, principalmente de comércio eletrônico, enfrentam o desafio de adaptarem suas plataformas para tê-la.

Para se ter uma ideia, o estudo E-commerce Trends 2025 aponta o Pix como favorito por 87% dos  usuários do e-commerce. Além disso, um levantamento do Confi.Neotrust aponta que o método de pagamento movimentou cerca de R$ 32 bilhões no segmento em 2023.

“Se formos reparar, a história das transações comerciais no Brasil e na América Latina é marcada pela digitalização e adoção de opções cada vez mais digitais. Tanto isso é verdade que um dos métodos mais tradicionais para se adquirir algo, o dinheiro em espécie, está ficando escasso. Dados do Banco Central apontam que a circulação de papel moeda caiu 8% nos três anos de existência do Pix”, explica Walter Campos, gerente geral da Yuno, orquestradora global de pagamentos.

Dessa maneira, o lojista que não disponibiliza o Pix para seus usuários corre o risco de perder vendas e ficar para trás, vendo o cliente ir para os concorrentes. Recentemente, um estudo da Opinion Box apontou que 78% dos consumidores do e-commerce costumam abandonar seus carrinhos online. Desse total, 13% alega não completar suas compras por conta da falta do seu método de pagamento favorito.

“Com a revolução digital que estamos vendo, não se adaptar às novas necessidades gera muitos prejuízos e perda de receita. O estudo The Global Payment 2024 aponta que as opções mais utilizadas no Brasil são o cartão de crédito, que representa atualmente 26% do setor, e o Pix, com 29%. Com isso, é praticamente obrigatório aos varejistas contar com eles em seu checkout”, pontua Walter Campos.

Contudo, mesmo com tamanho sucesso do Pix, o executivo recomenda aos lojistas que mantenham o maior número de métodos de pagamento possíveis em sua plataforma, pois essa é uma forma de englobar um contingente maior de consumidores.

“É um erro achar que o checkout deve ter somente aquela opção mais popular. Isso porque as pessoas escolhem a forma de pagar de acordo com suas necessidades. Por exemplo, alguém que costuma parcelar por seus produtos tende a escolher o cartão de crédito, assim como aqueles que optam pelas carteiras digitais porque podem ser acessadas até mesmo por smartwatches”, recomenda Walter Campos.

Sendo assim, para ter um checkout completo e que agrade a todos os tipos de clientes, o profissional recomenda que os lojistas online adotem soluções como a orquestração de pagamentos, tecnologia em que, por meio de um clique, o varejista consegue habilitar as opções que mais deseja sem burocracia.

“Enquanto da forma tradicional, negociando método por método, se leva mais ou menos 52 semanas para integrar tudo, com essa tecnologia a resolução se dá entre 2 e 6 semanas. Além disso, a gestão é mais simples, já que as informações ficam todas em uma única tela”, aponta Walter.

O profissional também chama a atenção para outras vantagens da orquestração de pagamentos.

“A tecnologia oferece melhores taxas de aprovação, já que a compra passa por diferentes provedores. Então, caso a aquisição seja recusada em um deles, o sistema redireciona para um outro caminho, de preferência com menores taxas, o que aumenta as chances de sucesso e gera economia de custos. Além disso, por trabalharem com os melhores antifraudes do mercado, deixam o comércio eletrônico mais seguro em relação aos golpes mais comuns”, finaliza Walter Campos.

*Sobre a Yuno

A Yuno emergiu como uma força dominante na orquestração global de pagamentos, com a missão principal de capacitar o comércio global, permitindo que empresas de todos os tamanhos aceitem e desembolsem pagamentos em qualquer lugar do mundo, promovendo a inclusão financeira. A Yuno permite que as empresas acessem mais de 300 métodos de pagamento em todo o mundo, bem como recursos inovadores, incluindo checkout com um clique, roteamento inteligente habilitado para IA e ferramentas antifraude robustas por meio de uma única interface unificada e fácil de usar. A Yuno atende a uma base global de clientes que inclui McDonald’s, Avianca, inDrive, Rappi e outras marcas renomadas em 60 países.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Campo Formoso divulga horário especial do comércio para o período junino de 2025
Feriados de Santo Antônio e Corpus Christi impactam calendário do comércio em Campo Formoso.
São João 2025 veja o horário especial do comércio em Senhor do Bonfim
Sindicato divulga horário especial do comércio durante Corpus Christi e São João em Senhor do Bonfim.
Senhor do Bonfim sedia IV Concurso de Quadrilhas Juninas neste domingo (15)
Concurso reúne 17 grupos em Senhor do Bonfim.
Operação Santo Antônio reforça segurança nos festejos juninos de Campo Formoso
Ação da 54ª CIPM em Campo Formoso visa garantir a segurança da população durante os festejos de Santo Antônio
CETEP Piemonte Norte do Itapicuru abre inscrições para curso técnico gratuito em Recursos Humanos
Curso gratuito terá início em julho com inscrições até 17/06/2025
Estado da Bahia anuncia R$ 227 milhões em investimentos para Senhor do Bonfim
Projetos envolvem saúde, infraestrutura, saneamento e cultura, com destaque para novo hospital e canal da Malária.
Título cancelado mais de 5 mil eleitores perdem registro no Piemonte Norte do Itapicuru
Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Jaguarari lideram número de cancelamentos no território; TRE-BA orienta sobre regularização.
Campeonato Bonfinense Verdes Mares 2025 encerra com festa, títulos e premiação recorde
Estádio Pedro Amorim recebe finais emocionantes; Palmeiras Igarense e Vitorinha Bonfinense são os grandes campeões.
ALERTA Portal do Piemonte reforça atenção contra crimes de abuso infantil
Ministério Público orienta pais e educadores a ficarem atentos a sinais de violência infantojuvenil, inclusive no ambiente digital.
Censo 2022 revela perfil religioso do Piemonte Norte do Itapicuru
Catolicismo ainda predomina, mas número de evangélicos e pessoas sem religião cresce em todos os municípios
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru