A principal responsável pela Previdência Social, Michelle King, deixou seu cargo depois de acusações de Elon Musk enquanto membro do Departamento de Eficiência do Governo Trump — criado para realizar cortes de gastos públicos.
O bilionário tinha pedido ao DOGE para acessar os dados confidenciais da agência para investigar possíveis fraudes na Previdência. Mas Musk e King não entraram em um acordo para liberar esse acesso.
Musk questiona fraudes na Previdência
Na semana passada, no salão-oval da Casa Branca, Musk já tinha falado sobre “pessoas de 120 anos recebendo a Previdência”.
Agora, com King fora, Musk postou no X um print da planilha com a quantidade de pessoas com algum benefício do governo por faixa etária.
Dados indicam beneficiários centenários
Ao todo, o print indica que há cerca de 20 milhões de beneficiários acima de 100 anos. Musk ironizou escrevendo que vampiros talvez existam e recebam Previdência Social.
Por um lado, Musk e apoiadores de Trump criticaram King por não querer dar acesso para proteger essa fraude;
Por outro, opositores apontam que os dados incluem informações bancárias, registros de renda, e, em alguns casos, até registros médicos.
Debate sobre transparência e segurança
Todo o movimento gerado coloca o DOGE e a atuação de Musk no governo ainda mais em evidência, tanto por saídas de diretores e secretários quanto pelo desejo por um amplo acesso a informações confidenciais para corte de gastos.