Setor de franquias de educação cresce 9,7% e escolas de idiomas têm alta demanda por aulas presenciais
Setor de franquias de educação cresce 9,7% e escolas de idiomas têm alta demanda por aulas presenciais
As franquias educacionais registraram faturamento de R$ 14,255 bilhões no último ano. Já o número de operações permaneceu estável, com 15,7 mil unidades.
Por Redação
Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades.
Regiões brasileiras com alto desempenho econômico e nível de escolaridade atraem investimentos no setor.
O setor de educação no Brasil segue em expansão, com crescimento de 9,7% em 2023, de acordo com o Diagnóstico Setorial de Educação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento reflete a crescente busca por cursos de idiomas, especialmente o inglês, já que é o idioma mais falado no mundo.
O segmento de franquias educacionais faturou R$ 14,255 bilhões no último ano. Já o número de operações permaneceu estável, com 15,7 mil unidades. Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades.
Com o domínio do inglês sendo cada vez mais exigido em indústrias e empresas, e para avançar na carreira, a demanda por cursos de idiomas segue em alta no Brasil, especialmente em localidades com alto grau de desenvolvimento econômico, industrial e turístico. Segundo o British Council, apenas 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês e o número de fluentes é ainda menor, apenas 1%. Com o mercado global cada vez mais competitivo, dominar o idioma é considerado um diferencial, o que resulta em salários até 60% maiores para quem é fluente.
Município de Itajaí, com maior PIB do Estado de SC, atrai investimentos em educação e profissionalização
A escolha do local certo para novas escolas e negócios educacionais pode ser determinante para o sucesso da empresa. Cidades com economias dinâmicas e em expansão oferecem uma base sólida para implantação de escolas de idiomas. Neste cenário, Itajaí, no litoral de Santa Catarina, com o maior PIB do Estado e entre os 25 maiores do país, se destaca pelo crescimento acelerado, alta concentração de grandes indústrias nacionais e internacionais, e pelo Porto de Itajaí que é um dos maiores do país.
A cidade também é reconhecida como importante polo náutico e turístico, incluindo navios de cruzeiros, e recebe grande fluxo de turistas internacionais. Em termos de educação, é sede da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, que recentemente recebeu a classificação como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Além disso, segundo o IBGE, está entre as 5 cidades catarinenses com mais unidades de escolas do ensino médio e, também, em número de matrículas em 2023.
Estes dados são alguns demonstrativos da capacidade de consumo e da demanda por cursos de profissionalização como os de idiomas, fundamentais para atuação em indústrias e empresas ligadas à exportação, turismo e desenvolvimento educacional, o que reflete no sucesso dos investimentos. O desenvolvimento impulsionou também o mercado imobiliário de Itajaí que ocupa atualmente a 3ª posição em valorização no Brasil. A procura por salas comerciais para implantação de empresas, como na área de educação, é crescente.
Empreendimentos de alto padrão em áreas centrais e próximas ao porto, como Absolute Business & Hotel, com espaços para venda e locação voltado a empresas e negócios, aumentou em praticamente 100% a valorização nos últimos 5 anos.
O novo e grandioso complexo, entregue há 5 anos, com uma área superior a 60,2 mil metros quadrados, tem poucos espaços disponíveis para locação pela construtora PROCAVE, responsável pelo empreendimento. Entre as opções, ainda há disponibilidade de salas térreas de médio e de grande porte, indicadas para empresas como escolas de idiomas que desejam aproveitar o crescimento da demanda por cursos de inglês. Além disso, o complexo integra o Hotel Mercure, executivo de alto padrão.
“Itajaí é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento e destaque nacional. O Absolute Business foi pensado para acompanhar esse alto crescimento, ao oferecer uma estrutura moderna que atende a diversos setores. Nossa proposta foi criar um ambiente versátil e de alto conforto, ideal para empresas que buscam atuar ou investir na região, como é o caso de escolas de idiomas com ótimo potencial de rentabilidade.”, comenta Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da PROCAVE.
Sobre a PROCAVE
Com 46 anos de história, a Procave é uma empresa renomada na construção de empreendimentos de alto padrão, com mais de 30 empreendimentos entregues, entre eles alguns dos projetos mais contemporâneos e prestigiados de Santa Catarina, como o Space Soul e o Absolute Business, no centro de Itajaí/SC, o Brava Home Resort e o BravaMall, ambos na Praia Brava, também em Itajaí/SC, e o Costão da Barra e o Ibiza Towers, em frente ao mar de Balneário Camboriú/SC.
Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades.
Regiões brasileiras com alto desempenho econômico e nível de escolaridade atraem investimentos no setor.
O setor de educação no Brasil segue em expansão, com crescimento de 9,7% em 2023, de acordo com o Diagnóstico Setorial de Educação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento reflete a crescente busca por cursos de idiomas, especialmente o inglês, já que é o idioma mais falado no mundo.
O segmento de franquias educacionais faturou R$ 14,255 bilhões no último ano. Já o número de operações permaneceu estável, com 15,7 mil unidades. Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades.
Com o domínio do inglês sendo cada vez mais exigido em indústrias e empresas, e para avançar na carreira, a demanda por cursos de idiomas segue em alta no Brasil, especialmente em localidades com alto grau de desenvolvimento econômico, industrial e turístico. Segundo o British Council, apenas 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês e o número de fluentes é ainda menor, apenas 1%. Com o mercado global cada vez mais competitivo, dominar o idioma é considerado um diferencial, o que resulta em salários até 60% maiores para quem é fluente.
Município de Itajaí, com maior PIB do Estado de SC, atrai investimentos em educação e profissionalização
A escolha do local certo para novas escolas e negócios educacionais pode ser determinante para o sucesso da empresa. Cidades com economias dinâmicas e em expansão oferecem uma base sólida para implantação de escolas de idiomas. Neste cenário, Itajaí, no litoral de Santa Catarina, com o maior PIB do Estado e entre os 25 maiores do país, se destaca pelo crescimento acelerado, alta concentração de grandes indústrias nacionais e internacionais, e pelo Porto de Itajaí que é um dos maiores do país.
A cidade também é reconhecida como importante polo náutico e turístico, incluindo navios de cruzeiros, e recebe grande fluxo de turistas internacionais. Em termos de educação, é sede da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, que recentemente recebeu a classificação como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Além disso, segundo o IBGE, está entre as 5 cidades catarinenses com mais unidades de escolas do ensino médio e, também, em número de matrículas em 2023.
Estes dados são alguns demonstrativos da capacidade de consumo e da demanda por cursos de profissionalização como os de idiomas, fundamentais para atuação em indústrias e empresas ligadas à exportação, turismo e desenvolvimento educacional, o que reflete no sucesso dos investimentos. O desenvolvimento impulsionou também o mercado imobiliário de Itajaí que ocupa atualmente a 3ª posição em valorização no Brasil. A procura por salas comerciais para implantação de empresas, como na área de educação, é crescente.
Empreendimentos de alto padrão em áreas centrais e próximas ao porto, como Absolute Business & Hotel, com espaços para venda e locação voltado a empresas e negócios, aumentou em praticamente 100% a valorização nos últimos 5 anos.
O novo e grandioso complexo, entregue há 5 anos, com uma área superior a 60,2 mil metros quadrados, tem poucos espaços disponíveis para locação pela construtora PROCAVE, responsável pelo empreendimento. Entre as opções, ainda há disponibilidade de salas térreas de médio e de grande porte, indicadas para empresas como escolas de idiomas que desejam aproveitar o crescimento da demanda por cursos de inglês. Além disso, o complexo integra o Hotel Mercure, executivo de alto padrão.
“Itajaí é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento e destaque nacional. O Absolute Business foi pensado para acompanhar esse alto crescimento, ao oferecer uma estrutura moderna que atende a diversos setores. Nossa proposta foi criar um ambiente versátil e de alto conforto, ideal para empresas que buscam atuar ou investir na região, como é o caso de escolas de idiomas com ótimo potencial de rentabilidade.”, comenta Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da PROCAVE.
Sobre a PROCAVE
Com 46 anos de história, a Procave é uma empresa renomada na construção de empreendimentos de alto padrão, com mais de 30 empreendimentos entregues, entre eles alguns dos projetos mais contemporâneos e prestigiados de Santa Catarina, como o Space Soul e o Absolute Business, no centro de Itajaí/SC, o Brava Home Resort e o BravaMall, ambos na Praia Brava, também em Itajaí/SC, e o Costão da Barra e o Ibiza Towers, em frente ao mar de Balneário Camboriú/SC.
PORTAL DO PIEMONTE NOTÍCIAS: Faça parte da comunidade no WhatsApp
Mais Notícias do Portal do Piemonte
GERON PEREIRA, GERENTE REGIONAL DO SEBRAE
ANDRÉ LUÍS MIRANDA, DIRETOR DO PORTAL DO PIEMONTE
NELSON PINHEIRO, PRESIDENTE DA ACIASB
Cultura que resiste e transforma
O jornal impresso cria tempo; o digital leva longe. Nós escolhemos os dois.
Começa nesta quinta-feira (21) e segue até o sábado (23)
'A mulher empreendedora é a voz da transformação'
Duas chapas buscam representar os interesses da advocacia local