Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense

Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
© Imagem / Divulgação / Acervo do Portal

A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim deu mais um passo importante para a preservação da cultura local. Na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião interinstitucional reuniu representantes do Ministério Público, das Polícias Militar e Civil e da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim (ACESB) para discutir caminhos legais e seguros para a regulamentação das tradicionais guerras de espadas.

O encontro ocorre em um momento simbólico, logo após a aprovação do Projeto de Lei nº 003/2025, que reconheceu oficialmente a ACESB como entidade de utilidade pública municipal. Com esse respaldo institucional, a associação poderá representar os espadeiros de forma ainda mais ativa junto aos poderes públicos.

Durante a reunião, os promotores Felipe Pazolla e Isabela Santana defenderam o equilíbrio entre legalidade e respeito à cultura popular. “O Ministério Público atua para garantir que a tradição e a lei caminhem lado a lado, preservando o multiculturalismo que compõe nossa sociedade”, afirmaram.

A Polícia Militar esteve representada pelos Majores Teixeira e Robson, que reforçaram o compromisso da corporação com a segurança e o respeito às manifestações culturais. Já o delegado Jailson Teixeira, da Polícia Civil, se colocou à disposição para colaborar na construção de soluções equilibradas.

Darlan Valverde, vice-presidente da ACESB, destacou o simbolismo do momento para a história dos espadeiros. Já o presidente da entidade, Alex Barbosa, agradeceu à Câmara e às instituições pelo apoio à regulamentação da prática de forma segura e respeitosa.

----- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -----

Entre os parlamentares presentes, destacaram-se Sarah do Niltão, Weslen Aquino e Jeorge Catatau, que enfatizaram o valor cultural e turístico das guerras de espadas para o município.

O presidente da Câmara, vereador Ary Urbano, reafirmou seu compromisso com a causa: “Como Secretário de Cultura propus a criação de um espadódromo. Agora, como presidente do Legislativo, sigo firme defendendo a tradição com responsabilidade.”

A reunião reforça o protagonismo do Legislativo bonfinense na defesa das tradições do município e abre novos caminhos para um modelo de regulamentação cultural que una segurança, legalidade e identidade regional.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense
Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
Câmara de Senhor do Bonfim reconhece importância da ACESB e aprova utilidade pública da entidade
Projeto de Lei valoriza tradição das espadas e fortalece a cultura bonfinense
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Câmara de Senhor do Bonfim realiza hoje (15) sessão com foco em orçamento, habitação e parceria com o IF Baiano Associação dos Espadeiros busca reconhecimento de utilidade pública municipal.
OAB-BA realiza desagravo em Senhor do Bonfim e empossa nova diretoria da subseção de Campo Formoso
Cerimônias acontecem nesta quinta (15) e contarão com as presença da diretoria da OAB-BA, conselheiros seccionais e advocacia da região.
54ª CIPM comemora marcas históricas de segurança pública em cidades do Piemonte Norte do Itapicuru
Segurança em alta: municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru completam mais de 200 dias sem homicídios.
CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios destaca protagonismo regional no 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador
Empreendimentos dos municípios do Piemonte Norte da Diamantina e do Itapicuru ganham visibilidade no maior encontro nordestino de economia solidária.
Ministério Público move ação contra a EMBASA e defende patrimônio cultural e direito histórico de centenas de famílias bonfinenses
MP pede retorno do abastecimento e preservação de sistema hídrico cultural em Bonfim.
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Propostas de infraestrutura, saúde e reconhecimento a personalidades marcaram a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
Espadeiros mobilizam comunidade para votação de projeto que reconhece ACESB como entidade de utilidade pública
Sessão decisiva acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
Com população em queda e renda concentrada, qual o futuro de Andorinha
Com alta concentração de renda, baixa diversificação econômica e perda populacional, Andorinha enfrenta um dilema: transformar suas vantagens naturais e industriais em desenvolvimento sustentável.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru