Desafios e soluções para a dependência das rodovias no Brasil

Desafios e soluções para a dependência das rodovias no Brasil

Por Redação

06/01/2025 00:24
Desafios e soluções para a dependência das rodovias no Brasil

© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Desafios e soluções para a dependência das rodovias no Brasil

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O Brasil é um país de grandes dimensões territoriais e econômicas, e a dependência das rodovias para o transporte de cargas é alarmante.

Atualmente, as rodovias são responsáveis por 62% do transporte de cargas no país, o que coloca o Brasil em uma situação atípica se comparado a outras nações.

Porém, esse modelo está em crise devido à falta de investimentos adequados.

O cenário atual das rodovias brasileiras

As rodovias brasileiras enfrentam sérias dificuldades, com uma malha deteriorada e necessidade urgente de manutenção.

Dados do levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelam que apenas 33% da malha rodoviária é considerada ótima ou boa.

A maioria das rodovias, cerca de 67%, estão classificadas como regulares, ruins ou péssimas, o que prejudica ainda mais a logística do país.

Investimentos públicos e privados em rodovias

Apesar de uma leve recuperação em 2023, os investimentos públicos no setor rodoviário ainda são baixos se comparados a décadas passadas.

Em 2014, o investimento federal foi de R$ 15,8 bilhões, enquanto em 2023 esse valor foi de apenas R$ 13,4 bilhões.

Além disso, com a crise fiscal, muitos especialistas apontam que, até 2025, o Brasil deve contar com mais investimentos privados do que públicos nas rodovias, através de concessões que buscam aliviar a carga financeira do Estado.

O impacto da falta de manutenção

A falta de investimentos em manutenção, como a substituição de pavimentos, tem gerado um efeito negativo direto na qualidade das rodovias.

As intervenções mais baratas, conhecidas como “tapa-buraco”, não resolvem os problemas estruturais a longo prazo. Em vez disso, uma maior aposta em contratos de restauração e manutenção (CREMA), que envolvem intervenções mais profundas, seria crucial para garantir a funcionalidade e segurança das rodovias.

O papel das concessões privadas

O modelo de concessões privadas pode ser a chave para reverter o quadro de deterioração das rodovias brasileiras.

Com a crescente participação do setor privado, espera-se uma melhora significativa na qualidade das rodovias, mas, para isso, o país precisa seguir com o processo de concessões de trechos rodoviários, ampliando as parcerias com empresas que assumem a responsabilidade por conservação e investimentos.

A necessidade de um novo modelo de gestão

É essencial que o Brasil repense sua política pública de investimentos em rodovias, considerando-as não apenas como um gasto, mas como uma forma de investimento essencial para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social.

O atual modelo de gestão, focado em manutenção emergencial, precisa ser substituído por ações mais estruturadas, como a troca de pavimento e a restauração de rodovias que são fundamentais para a economia do país.

O Brasil é um país de grandes dimensões territoriais e econômicas, e a dependência das rodovias para o transporte de cargas é alarmante.

Atualmente, as rodovias são responsáveis por 62% do transporte de cargas no país, o que coloca o Brasil em uma situação atípica se comparado a outras nações.

Porém, esse modelo está em crise devido à falta de investimentos adequados.

O cenário atual das rodovias brasileiras

As rodovias brasileiras enfrentam sérias dificuldades, com uma malha deteriorada e necessidade urgente de manutenção.

Dados do levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelam que apenas 33% da malha rodoviária é considerada ótima ou boa.

A maioria das rodovias, cerca de 67%, estão classificadas como regulares, ruins ou péssimas, o que prejudica ainda mais a logística do país.

Investimentos públicos e privados em rodovias

Apesar de uma leve recuperação em 2023, os investimentos públicos no setor rodoviário ainda são baixos se comparados a décadas passadas.

Em 2014, o investimento federal foi de R$ 15,8 bilhões, enquanto em 2023 esse valor foi de apenas R$ 13,4 bilhões.

Além disso, com a crise fiscal, muitos especialistas apontam que, até 2025, o Brasil deve contar com mais investimentos privados do que públicos nas rodovias, através de concessões que buscam aliviar a carga financeira do Estado.

O impacto da falta de manutenção

A falta de investimentos em manutenção, como a substituição de pavimentos, tem gerado um efeito negativo direto na qualidade das rodovias.

As intervenções mais baratas, conhecidas como “tapa-buraco”, não resolvem os problemas estruturais a longo prazo. Em vez disso, uma maior aposta em contratos de restauração e manutenção (CREMA), que envolvem intervenções mais profundas, seria crucial para garantir a funcionalidade e segurança das rodovias.

O papel das concessões privadas

O modelo de concessões privadas pode ser a chave para reverter o quadro de deterioração das rodovias brasileiras.

Com a crescente participação do setor privado, espera-se uma melhora significativa na qualidade das rodovias, mas, para isso, o país precisa seguir com o processo de concessões de trechos rodoviários, ampliando as parcerias com empresas que assumem a responsabilidade por conservação e investimentos.

A necessidade de um novo modelo de gestão

É essencial que o Brasil repense sua política pública de investimentos em rodovias, considerando-as não apenas como um gasto, mas como uma forma de investimento essencial para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar social.

O atual modelo de gestão, focado em manutenção emergencial, precisa ser substituído por ações mais estruturadas, como a troca de pavimento e a restauração de rodovias que são fundamentais para a economia do país.

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