Estudantes do Piemonte Norte do Itapicuru se destacam na Redação do Enem

Estudantes do Piemonte Norte do Itapicuru se destacam na Redação do Enem

Por Redação

20/01/2025 10:15
Estudantes do Piemonte Norte do Itapicuru se destacam na Redação do Enem

© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Estudantes do Piemonte Norte do Itapicuru se destacam na Redação do Enem

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A Bahia garantiu o quarto lugar entre as redes públicas de ensino no Brasil nas notas de Redação do Enem, e o Piemonte Norte do Itapicuru teve papel de destaque nesse resultado.

Dois jovens talentos da região, Franciele Ribeiro de Souza e Joel de Jesus Dantas, são exemplos de como a educação pública pode transformar vidas e gerar oportunidades.

O esforço e a superação de Franciele

Franciele Ribeiro de Souza, 19 anos, é aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso. Proveniente de uma comunidade quilombola, ela atingiu 900 pontos na redação.

Para Franciele, o tema foi especialmente relevante:

“Condiz com minha realidade, já que sou de uma comunidade quilombola. A minha escola e o Programa Universidade Para Todos (UPT) contribuíram muito para meu preparo.”

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A estudante ressaltou a dedicação dos professores e o impacto do apoio educacional em sua conquista.

Joel: foco e determinação em Jaguarari

Outro grande destaque foi Joel de Jesus Dantas, 18 anos, do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), em Jaguarari. Ele alcançou 940 pontos na redação, resultado de uma rotina disciplinada de estudos:

“Dividia meu tempo entre os deveres escolares e estudos em casa, com períodos de descanso. Fiz uma redação por semana e resolvia 30 exercícios de Matemática por dia.”

Joel descreveu o momento de surpresa e felicidade ao descobrir sua nota, confirmando que o esforço valeu a pena.

Educação transformadora

Além do Piemonte Norte do Itapicuru, outras regiões da Bahia também mostraram força.

Em Rodelas, no Território de Identidade de Itaparica, Maria Luiza Cruz Fonseca, 18 anos, do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, alcançou 900 pontos e celebrou a conquista ao lado da comunidade.

Essas histórias reforçam a importância de iniciativas educacionais voltadas para comunidades quilombolas e indígenas, como o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

A Bahia garantiu o quarto lugar entre as redes públicas de ensino no Brasil nas notas de Redação do Enem, e o Piemonte Norte do Itapicuru teve papel de destaque nesse resultado.

Dois jovens talentos da região, Franciele Ribeiro de Souza e Joel de Jesus Dantas, são exemplos de como a educação pública pode transformar vidas e gerar oportunidades.

O esforço e a superação de Franciele

Franciele Ribeiro de Souza, 19 anos, é aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso. Proveniente de uma comunidade quilombola, ela atingiu 900 pontos na redação.

Para Franciele, o tema foi especialmente relevante:

“Condiz com minha realidade, já que sou de uma comunidade quilombola. A minha escola e o Programa Universidade Para Todos (UPT) contribuíram muito para meu preparo.”

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Joel: foco e determinação em Jaguarari

Outro grande destaque foi Joel de Jesus Dantas, 18 anos, do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), em Jaguarari. Ele alcançou 940 pontos na redação, resultado de uma rotina disciplinada de estudos:

“Dividia meu tempo entre os deveres escolares e estudos em casa, com períodos de descanso. Fiz uma redação por semana e resolvia 30 exercícios de Matemática por dia.”

Joel descreveu o momento de surpresa e felicidade ao descobrir sua nota, confirmando que o esforço valeu a pena.

Educação transformadora

Além do Piemonte Norte do Itapicuru, outras regiões da Bahia também mostraram força.

Em Rodelas, no Território de Identidade de Itaparica, Maria Luiza Cruz Fonseca, 18 anos, do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, alcançou 900 pontos e celebrou a conquista ao lado da comunidade.

Essas histórias reforçam a importância de iniciativas educacionais voltadas para comunidades quilombolas e indígenas, como o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

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