Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian, aponta que foram 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período.

Por Bianca Mingote

25/11/2024 15:13
Fraudes em ambiente digital Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Fraudes em ambiente digital Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

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No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de fraude em ambiente digital no Brasil. A conclusão é do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian.

Além disso, foram 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança.

Somente no mês de junho, foram 860.966 ocorrências, sendo 4,6% acima do reportado no mesmo mês de 2023.

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O indicador mostra, ainda, que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraudes evitadas no período foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais e outros 33,2% por padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica.

Por fim, 6,4% das tentativas foram evitadas pelos comportamentos suspeitos em dispositivos – como associações anteriores com fraudes.

Dados estaduais das fraudes: tentativas e evitadas

As pessoas que tentam cometer fraudes continuam se concentrando nas regiões Sul e Sudeste.

No primeiro semestre deste ano, os estados do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação no número de tentativas de fraude. Já os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo têm os maiores percentuais.

Já na região Centro-Oeste do país, 492 mil tentativas de fraudes foram evitadas no primeiro semestre deste ano por meio das camadas de proteção das autenticações de segurança. Por Unidades Federativas (UFs), Goiás foi o estado com o maior número de tentativas evitadas (174 mil), seguido por Mato Grosso (117 mil), Distrito Federal (115 mil) e Mato Grosso do Sul, com o menor percentual da região (84 mil).

Com relação ao setor que registrou mais tentativas de fraudes no semestre  está o de “Bancos e Cartões” (54%). Já o de “Telefonia” foi o segmento com a menor recorrência (4,7%). Além disso, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%).

Como evitar esse tipo de fraude

Consumidores: 

  • Garanta que documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acessar apps;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado;
  • Tenha atenção com links e arquivos compartilhados em grupos e redes sociais;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do app;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar diretamente a identidade dos mesmos;

Empresas: 

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que são aprimoradas com frequência diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Garanta uma experiência fluida, sem comprometer a segurança do usuário.

No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de fraude em ambiente digital no Brasil. A conclusão é do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian.

Além disso, foram 5,3 milhões de ocorrências evitadas no período por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança.

Somente no mês de junho, foram 860.966 ocorrências, sendo 4,6% acima do reportado no mesmo mês de 2023.

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O indicador mostra, ainda, que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraudes evitadas no período foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais e outros 33,2% por padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica.

Por fim, 6,4% das tentativas foram evitadas pelos comportamentos suspeitos em dispositivos – como associações anteriores com fraudes.

Dados estaduais das fraudes: tentativas e evitadas

As pessoas que tentam cometer fraudes continuam se concentrando nas regiões Sul e Sudeste.

No primeiro semestre deste ano, os estados do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação no número de tentativas de fraude. Já os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo têm os maiores percentuais.

Já na região Centro-Oeste do país, 492 mil tentativas de fraudes foram evitadas no primeiro semestre deste ano por meio das camadas de proteção das autenticações de segurança. Por Unidades Federativas (UFs), Goiás foi o estado com o maior número de tentativas evitadas (174 mil), seguido por Mato Grosso (117 mil), Distrito Federal (115 mil) e Mato Grosso do Sul, com o menor percentual da região (84 mil).

Com relação ao setor que registrou mais tentativas de fraudes no semestre  está o de “Bancos e Cartões” (54%). Já o de “Telefonia” foi o segmento com a menor recorrência (4,7%). Além disso, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%).

Como evitar esse tipo de fraude

Consumidores: 

  • Garanta que documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acessar apps;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado;
  • Tenha atenção com links e arquivos compartilhados em grupos e redes sociais;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do app;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar diretamente a identidade dos mesmos;

Empresas: 

  • Invista em tecnologias de prevenção à fraude;
  • Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que são aprimoradas com frequência diante das mudanças e ameaças das fraudes;
  • Garanta uma experiência fluida, sem comprometer a segurança do usuário.

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