Jaguarari e a Serra dos Morgados: a força do café orgânico e da cultura Local

Destaque na produção de café orgânico
© Foto / Reprodução

1 de outubro é o Dia Internacional do Café.

E, não poderíamos deixar passar a importância de Jaguarari, que faz celebração da diversidade, qualidade e paixão do setor cafeeiro e de agricultores cujos meios de subsistência dependem da cultura aromática.

A Serra dos Morgados, região montanhosa localizada no Sertão da Bahia, abrangendo os municípios de Jaguarari e Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru, se destaca na produção de café orgânico, onde pequenos produtores se reúnem para fazer coletivamente o processamento do café orgânico produzido na região.

A região é famosa pela produção de café orgânico e artesanal, com técnicas e tradições que remontam a quase um século. Os cafés produzidos na serra são reconhecidos por seu terroir específico, o que lhes confere sabores e aromas únicos, diferenciando-os de outras regiões produtoras.

Eventos como o Ecofestival do Café de Serra dos Morgados ajudam a atrair visitantes e a fomentar a economia local, ao mesmo tempo em que promovem a preservação ambiental e a sustentabilidade.

----- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -----

Na segunda edição do evento, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de julho de 2024, Osni Cardoso, Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo da Bahia, ressaltou a importância de estabelecer uma agroindústria para atender às demandas dos produtores locais. Ele anunciou que o governo da Bahia destinará recursos significativos para a agricultura familiar.

“Até 2027, vamos investir 4 bilhões de reais na agricultura familiar e agrofloresta. Estamos nos preparando para o que vem a seguir; é uma iniciativa nova, mas já temos uma equipe dedicada ao planejamento para aplicar esses recursos da melhor forma possível”, afirmou.

Além da tradicional produção de café, algumas famílias estão explorando, através de parceiras com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, o potencial do Turismo Rural de Base Comunitária (TBC).

A ideia é que elas ofereçam aos visitantes experiências únicas em seus quintais produtivos, onde é possível vivenciar a cultura local, incluindo a produção tradicional de café, farinha e gamelas.

A região também se destaca pela sua culinária diferenciada, com receitas que encantam, como geleias, licores, galinha caipira e coxinha de jaca. Essa iniciativa valoriza a cultura local e promove um turismo mais autêntico e envolvente.

No passado, a região foi um polo cafeeiro. Mas com o passar do tempo, a produção se tornou apenas para consumo da própria comunidade.

Agora, a intenção é voltar a ser esse polo e com selo de produto orgânico.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Corrida em Jaguarari marca o 18 de Maio e mobiliza comunidade na luta contra a violência infantil
Evento esportivo integra ações do Maio Laranja e reforça importância da denúncia e prevenção.
III Ecofestival do Café da Serra dos Morgados será realizado em julho com estrutura ampliada
O evento oficializou o início da contagem regressiva para o festival, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de julho.
Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense
Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
Câmara de Senhor do Bonfim reconhece importância da ACESB e aprova utilidade pública da entidade
Projeto de Lei valoriza tradição das espadas e fortalece a cultura bonfinense
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Câmara de Senhor do Bonfim realiza hoje (15) sessão com foco em orçamento, habitação e parceria com o IF Baiano Associação dos Espadeiros busca reconhecimento de utilidade pública municipal.
OAB-BA realiza desagravo em Senhor do Bonfim e empossa nova diretoria da subseção de Campo Formoso
Cerimônias acontecem nesta quinta (15) e contarão com as presença da diretoria da OAB-BA, conselheiros seccionais e advocacia da região.
54ª CIPM comemora marcas históricas de segurança pública em cidades do Piemonte Norte do Itapicuru
Segurança em alta: municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru completam mais de 200 dias sem homicídios.
CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios destaca protagonismo regional no 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador
Empreendimentos dos municípios do Piemonte Norte da Diamantina e do Itapicuru ganham visibilidade no maior encontro nordestino de economia solidária.
Ministério Público move ação contra a EMBASA e defende patrimônio cultural e direito histórico de centenas de famílias bonfinenses
MP pede retorno do abastecimento e preservação de sistema hídrico cultural em Bonfim.
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Propostas de infraestrutura, saúde e reconhecimento a personalidades marcaram a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru