Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de R$1.202,53, revela Serasa Experian

Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de R$1.202,53, revela Serasa Experian

Pontualidade de pagamento na modalidade ficou em torno de 80% em março de 2024.

Por Redação

28/10/2024 17:57
Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de R$1.202,53, revela Serasa Experian

© Foto / Divulgação / Acervo do Portal

Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de R$1.202,53, revela Serasa Experian

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O valor médio da parcela no financiamento de veículos no Brasil alcançou R$ 1.202,53 em março de 2024, segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

Esse foi o segundo maior valor registrado ao longo do ano, ficando atrás apenas de fevereiro, que teve o ticket de R$ 1.204,11. O estudo, baseado no novo Indicador de Cadastro Positivo, também revelou dados sobre a pontualidade de pagamento, que atingiu 80,2% no período.

Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi levemente maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.214,33, enquanto o das mulheres foi de R$ 1.183,13. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.

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O estudo também mostrou uma correlação clara entre renda e valor de parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 2.099,72 em março de 2024, enquanto na faixa de dois a três, o valor foi R$ 724,13, e, na faixa de até um, R$ 665,57.

Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024 foram, respectivamente, no Centro-Oeste e Norte, com valores de R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52. Já a região que apresenta o menor montante no financiamento de veículo é o Sul, com R$ 1.170,81.

Entre as faixas etárias, o maior valor médio de parcela foi observado entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 1.255,28, enquanto os jovens de até 25 anos tiveram o menor valor, com R$ 851,18.

“Com os dados do Cadastro Positivo é possível ter acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de concessão de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores, aumentando as chances de o consumidor comprar a prazo ou fazer empréstimos com juros ajustados ao seu perfil e de acordo com sua capacidade de pagamento, o que contribui para a democratização do crédito, a movimentação da economia e a redução da inadimplência”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Pontualidade de pagamentos

O Cadastro Positivo permite identificar se os brasileiros estão pagando seu financiamento de veículos em dia. De forma geral, a pontualidade nos pagamentos das parcelas ficou em 80,2% em março de 2024. Esse foi o menor patamar atingindo ao longo de toda série histórica. Janeiro e fevereiro tiveram, respectivamente, percentuais de 85,1% e 84,6%.

“A diminuição no percentual de pontualidade no comparativo de março com os meses anteriores do ano dá-se pela mesma justificativa que explica o aumento da inadimplência no período. O aumento das despesas típicas de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo, afeta a gestão financeira consumidor, o que, consequentemente, afeta seus pagamentos”, complementa Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Em relação ao gênero, as mulheres tiveram um percentual levemente maior, com 80,4% versus 80,3% do gênero masculino.

Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual atinge 91,3%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 71% e 59,9% para a faixa de renda de até um salário, também em março.

Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Centro-Oeste, com 81,4% e 81%, respectivamente. A região Nordeste foi a que apresentou o menor percentual no quesito, com 79%.

O grupo acima de 51 a 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 82,2%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 71,9%.

Metodologia

Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente.

O valor médio da parcela no financiamento de veículos no Brasil alcançou R$ 1.202,53 em março de 2024, segundo levantamento inédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil.

Esse foi o segundo maior valor registrado ao longo do ano, ficando atrás apenas de fevereiro, que teve o ticket de R$ 1.204,11. O estudo, baseado no novo Indicador de Cadastro Positivo, também revelou dados sobre a pontualidade de pagamento, que atingiu 80,2% no período.

Em termos de gênero, o ticket médio masculino foi levemente maior que o feminino. Em março de 2024, os homens gastaram, em média, R$ 1.214,33, enquanto o das mulheres foi de R$ 1.183,13. Esse padrão segue a mesma tendência na série histórica coletada.

O estudo também mostrou uma correlação clara entre renda e valor de parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de R$ 2.099,72 em março de 2024, enquanto na faixa de dois a três, o valor foi R$ 724,13, e, na faixa de até um, R$ 665,57.

Olhando para as regiões do país, os tickets médios mais altos, em março de 2024 foram, respectivamente, no Centro-Oeste e Norte, com valores de R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52. Já a região que apresenta o menor montante no financiamento de veículo é o Sul, com R$ 1.170,81.

Entre as faixas etárias, o maior valor médio de parcela foi observado entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 1.255,28, enquanto os jovens de até 25 anos tiveram o menor valor, com R$ 851,18.

“Com os dados do Cadastro Positivo é possível ter acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de concessão de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores, aumentando as chances de o consumidor comprar a prazo ou fazer empréstimos com juros ajustados ao seu perfil e de acordo com sua capacidade de pagamento, o que contribui para a democratização do crédito, a movimentação da economia e a redução da inadimplência”, afirma Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Pontualidade de pagamentos

O Cadastro Positivo permite identificar se os brasileiros estão pagando seu financiamento de veículos em dia. De forma geral, a pontualidade nos pagamentos das parcelas ficou em 80,2% em março de 2024. Esse foi o menor patamar atingindo ao longo de toda série histórica. Janeiro e fevereiro tiveram, respectivamente, percentuais de 85,1% e 84,6%.

“A diminuição no percentual de pontualidade no comparativo de março com os meses anteriores do ano dá-se pela mesma justificativa que explica o aumento da inadimplência no período. O aumento das despesas típicas de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo, afeta a gestão financeira consumidor, o que, consequentemente, afeta seus pagamentos”, complementa Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Em relação ao gênero, as mulheres tiveram um percentual levemente maior, com 80,4% versus 80,3% do gênero masculino.

Quando falamos de renda, quanto maior, maior a pontualidade. Acima de dez salários-mínimos, o percentual atinge 91,3%, em março de 2024. Para quem ganha entre dois e três salários-mínimos, a pontualidade cai para 71% e 59,9% para a faixa de renda de até um salário, também em março.

Olhando para as regiões do país, destacaram-se as regiões Sul e Centro-Oeste, com 81,4% e 81%, respectivamente. A região Nordeste foi a que apresentou o menor percentual no quesito, com 79%.

O grupo acima de 51 a 60 anos apresentou o maior grau de pontualidade com 82,2%. Já os mais jovens, na faixa etária de até 25 anos tiveram menor taxa em março de 2024, com 71,9%.

Metodologia

Os Indicadores de pontualidade e de ticket médio têm como fonte exclusiva a base de dados do Cadastro Positivo, a qual fornece informações sobre transações, pagamentos e comportamento financeiro de milhões de consumidores. O indicador tem uma defasagem padrão, sendo este o dado mais recente.

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