MPBA processa Unimed por suspender tratamento de crianças com TEA

Justiça contra práticas abusivas.
© Imagem / Divulgação / Acervo do Portal

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador, ajuizou uma ação civil pública contra a Unimed Nacional – Cooperativa Central.

A operadora de planos de saúde é acusada de rescindir contratos unilateralmente, negar ou limitar terapias essenciais e interromper tratamentos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), descumprindo até decisões judiciais.

Pedido de medidas urgentes

O MPBA, por meio do promotor de Justiça Saulo Mattos, solicitou à Justiça, no dia 28, a adoção de medidas imediatas.

Entre as exigências, estão o restabelecimento dos atendimentos, a disponibilização de profissionais qualificados conforme prescrição médica e o cumprimento integral das terapias indicadas.

Além disso, foi pedido o cancelamento das rescisões contratuais e a aplicação de multa diária em caso de descumprimento.

Impacto nas famílias

A ação tem base em inquérito civil com provas documentais e relatos de pais que denunciaram os prejuízos causados pela interrupção dos tratamentos.

O MPBA também destacou reclamações registradas em órgãos de defesa do consumidor e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o Ministério Público, as decisões da Unimed geraram danos emocionais severos às famílias e comprometeram o desenvolvimento infantil.

Violação de direitos

O promotor Saulo Mattos afirmou que a Unimed desrespeitou normas que garantem a cobertura obrigatória de terapias para pessoas com TEA.

A operadora também teria interferido na autonomia médica ao impor restrições administrativas aos tratamentos, além de descumprir o Código de Defesa do Consumidor com práticas abusivas.

O MPBA também pede que a Unimed seja condenada a indenizar os consumidores pelos danos materiais e morais, incluindo dano moral coletivo devido à gravidade das infrações.

Descumprimento de normas

As investigações apontaram que a operadora reduziu a carga horária de terapias, negou procedimentos prescritos e descumpriu normas da ANS, que garantem cobertura obrigatória para métodos reconhecidos, como ABA e Denver.

O MPBA reforça que essas práticas ferem direitos fundamentais dos consumidores e destaca a importância da atuação coletiva para coibir abusos no setor de planos de saúde.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Diálogo entre instituições busca solução segura e legal para manter viva a tradição bonfinense
Câmara de Bonfim lidera diálogo para legalizar tradição das espadas com apoio de autoridades.
Câmara de Senhor do Bonfim reconhece importância da ACESB e aprova utilidade pública da entidade
Projeto de Lei valoriza tradição das espadas e fortalece a cultura bonfinense
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Câmara de Senhor do Bonfim realiza hoje (15) sessão com foco em orçamento, habitação e parceria com o IF Baiano Associação dos Espadeiros busca reconhecimento de utilidade pública municipal.
OAB-BA realiza desagravo em Senhor do Bonfim e empossa nova diretoria da subseção de Campo Formoso
Cerimônias acontecem nesta quinta (15) e contarão com as presença da diretoria da OAB-BA, conselheiros seccionais e advocacia da região.
54ª CIPM comemora marcas históricas de segurança pública em cidades do Piemonte Norte do Itapicuru
Segurança em alta: municípios da região do Piemonte Norte do Itapicuru completam mais de 200 dias sem homicídios.
CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios destaca protagonismo regional no 1º Festival de Economia Popular e Solidária em Salvador
Empreendimentos dos municípios do Piemonte Norte da Diamantina e do Itapicuru ganham visibilidade no maior encontro nordestino de economia solidária.
Ministério Público move ação contra a EMBASA e defende patrimônio cultural e direito histórico de centenas de famílias bonfinenses
MP pede retorno do abastecimento e preservação de sistema hídrico cultural em Bonfim.
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Propostas de infraestrutura, saúde e reconhecimento a personalidades marcaram a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
Espadeiros mobilizam comunidade para votação de projeto que reconhece ACESB como entidade de utilidade pública
Sessão decisiva acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.
Com população em queda e renda concentrada, qual o futuro de Andorinha
Com alta concentração de renda, baixa diversificação econômica e perda populacional, Andorinha enfrenta um dilema: transformar suas vantagens naturais e industriais em desenvolvimento sustentável.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru