MPBA processa Unimed por suspender tratamento de crianças com TEA

Justiça contra práticas abusivas.
© Imagem / Divulgação / Acervo do Portal

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador, ajuizou uma ação civil pública contra a Unimed Nacional – Cooperativa Central.

A operadora de planos de saúde é acusada de rescindir contratos unilateralmente, negar ou limitar terapias essenciais e interromper tratamentos de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), descumprindo até decisões judiciais.

Pedido de medidas urgentes

O MPBA, por meio do promotor de Justiça Saulo Mattos, solicitou à Justiça, no dia 28, a adoção de medidas imediatas.

Entre as exigências, estão o restabelecimento dos atendimentos, a disponibilização de profissionais qualificados conforme prescrição médica e o cumprimento integral das terapias indicadas.

Além disso, foi pedido o cancelamento das rescisões contratuais e a aplicação de multa diária em caso de descumprimento.

Impacto nas famílias

A ação tem base em inquérito civil com provas documentais e relatos de pais que denunciaram os prejuízos causados pela interrupção dos tratamentos.

O MPBA também destacou reclamações registradas em órgãos de defesa do consumidor e na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o Ministério Público, as decisões da Unimed geraram danos emocionais severos às famílias e comprometeram o desenvolvimento infantil.

Violação de direitos

O promotor Saulo Mattos afirmou que a Unimed desrespeitou normas que garantem a cobertura obrigatória de terapias para pessoas com TEA.

A operadora também teria interferido na autonomia médica ao impor restrições administrativas aos tratamentos, além de descumprir o Código de Defesa do Consumidor com práticas abusivas.

O MPBA também pede que a Unimed seja condenada a indenizar os consumidores pelos danos materiais e morais, incluindo dano moral coletivo devido à gravidade das infrações.

Descumprimento de normas

As investigações apontaram que a operadora reduziu a carga horária de terapias, negou procedimentos prescritos e descumpriu normas da ANS, que garantem cobertura obrigatória para métodos reconhecidos, como ABA e Denver.

O MPBA reforça que essas práticas ferem direitos fundamentais dos consumidores e destaca a importância da atuação coletiva para coibir abusos no setor de planos de saúde.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Município de Antônio Gonçalves completa 63 anos. 'Ele' tem o que comemorar
Antônio Gonçalves, município baiano que completa 63 anos em 2025, tem uma história rica e uma realidade atual que refletem avanços e desafios típicos do sertão baiano.
Situação do saneamento básico no Piemonte Norte do Itapicuru segue crítica, e Senhor do Bonfim assina termo para implantação de sistema de esgoto
Município firma compromisso para instalação do Sistema de Esgotamento Sanitário; demais cidades da região ainda enfrentam baixos índices de cobertura.
Futebol feminino ganha destaque com o Campeonato Bonfinense Verdes Mares 2025
Torneio começa em 3 de agosto com oito equipes e promete emoção, talento e valorização das atletas do Piemonte Norte do Itapicuru.
Jaguarari discute presença de animais soltos em vias públicas em reunião no distrito de Pilar
Poder Público, Polícia Militar, criadores e representantes da comunidade buscam soluções conjuntas para problema recorrente nas rodovias e ruas da cidade.
ACIASB realiza sorteio da campanha “Arraiá do Bom Comércio” neste sábado (5) no Calçadão de Senhor do Bonfim
Premiações incluem uma moto 0km, TV de 55 polegadas e diversos brindes dos associados; evento terá forró e clima junino para animar o público.
Senhor do Bonfim promove Semana de Mobilização e Combate à Dengue com ações educativas nas unidades de saúde
Iniciativa leva orientações e atividades com agentes comunitários e de endemias nas salas de espera das ESFs do município.
Campeonato Municipal de Futebol de Filadélfia 2025 começa dia 19 de julho com grandes duelos
Competição reúne categorias Amador e Juvenil no Estádio Adjacy Lopes e promete agitar os fins de semana com esporte e emoção.
Senhor do Bonfim realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no dia 16 de julho
Evento promovido pela Prefeitura e pelo CMDM debaterá democracia, igualdade e direitos com foco na participação feminina.
III Ecofestival do Café celebra cultura, poesia e música na Serra dos Morgados, em Jaguarari
De 18 a 20 de julho, Jaguarari se transforma em um celeiro de cultura, poesia e tradição com a realização do III Ecofestival do Café.
plugins premium WordPress

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x