O que motiva compras em redes sociais? Pesquisa revela padrões por idade
O que motiva compras em redes sociais? Pesquisa revela padrões por idade
Por Redação
Uma pesquisa realizada pela NP Digital com 5.488 consumidores de 18 anos ou mais revelou as principais razões que levam diferentes faixas etárias a realizarem compras por meio das redes sociais.
Ofertas e influenciadores são determinantes
Os resultados mostram que ofertas por tempo limitado são uma das maiores motivações para todas as idades, mas o peso desse fator aumenta conforme a faixa etária avança.
Já as recomendações de influenciadores têm maior impacto no público mais jovem, especialmente entre 18 e 34 anos.
Descoberta atrai os mais jovens, urgência funciona para os mais velhos
Enquanto consumidores mais novos (18-34 anos) valorizam a descoberta de novos produtos, os mais velhos (45+) são mais influenciados pela facilidade de compra e pela sensação de urgência criada por promoções relâmpago. O frete grátis e rápido também se destaca como um fator decisivo em todas as faixas etárias.
Estratégias para maximizar vendas
Com base nos dados, especialistas recomendam adaptar campanhas de mídia social para cada grupo:
- Jovens (18-34 anos): Foco na novidade e na influência de criadores de conteúdo.
- Adultos (35-44 anos): Equilíbrio entre influência, praticidade e descontos.
- Público 45+: Ênfase em promoções limitadas e facilidade na compra.
A pesquisa reforça a importância de segmentar estratégias para atingir diferentes públicos de forma mais eficiente.
Uma pesquisa realizada pela NP Digital com 5.488 consumidores de 18 anos ou mais revelou as principais razões que levam diferentes faixas etárias a realizarem compras por meio das redes sociais.
Ofertas e influenciadores são determinantes
Os resultados mostram que ofertas por tempo limitado são uma das maiores motivações para todas as idades, mas o peso desse fator aumenta conforme a faixa etária avança.
Já as recomendações de influenciadores têm maior impacto no público mais jovem, especialmente entre 18 e 34 anos.
Descoberta atrai os mais jovens, urgência funciona para os mais velhos
Enquanto consumidores mais novos (18-34 anos) valorizam a descoberta de novos produtos, os mais velhos (45+) são mais influenciados pela facilidade de compra e pela sensação de urgência criada por promoções relâmpago. O frete grátis e rápido também se destaca como um fator decisivo em todas as faixas etárias.
Estratégias para maximizar vendas
Com base nos dados, especialistas recomendam adaptar campanhas de mídia social para cada grupo:
- Jovens (18-34 anos): Foco na novidade e na influência de criadores de conteúdo.
- Adultos (35-44 anos): Equilíbrio entre influência, praticidade e descontos.
- Público 45+: Ênfase em promoções limitadas e facilidade na compra.
A pesquisa reforça a importância de segmentar estratégias para atingir diferentes públicos de forma mais eficiente.
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