Piemonte da Diamantina e do Itapicuru representam a Bahia em Festival Nordestino de Economia Solidária

Produtos de Senhor do Bonfim e região ganham destaque em evento com participação de todos os estados do Nordeste
© Imagem / Divulgação / Ascom / CESOL

Entre os dias 7 e 11 de maio, o Centro de Convenções de Salvador está sendo palco do 1º Festival da Economia Popular e Solidária da Região Nordeste.

O evento, com o tema “Nove Estados, Um Nordeste”, propõe uma imersão nas práticas e princípios da economia solidária, promovendo intercâmbio de experiências e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento local sustentável.

Com apoio do Consórcio Nordeste, Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, SEBRAE, CHOP, Banco do Nordeste (BNB) e outras instituições, o festival reúne empreendedores, gestores, organizações sociais e comunidades de todos os nove estados da região.

Um dos pontos altos do evento será o lançamento do Plano de Transformação Ecológica pelo Consórcio Nordeste, traçando estratégias para tornar a região uma referência mundial em desenvolvimento justo, regenerativo e inclusivo.

A programação inclui exposição e comercialização de produtos e serviços solidários, atividades culturais, oficinas, painéis temáticos, rodas de conversa e eventos gastronômicos. O festival conta com mais de 500 expositores, simbolizando a força da união entre os estados nordestinos.

O Território Piemonte da Diamantina e Municípios, junto ao Território Piemonte do Itapicuru, marcam presença com uma diversidade de produtos que refletem a identidade e a riqueza produtiva da região.

De acordo com Nilo Ramos, coordenador do CESOL Piemonte da Diamantina e Municípios, o festival é uma oportunidade valiosa de dar visibilidade à economia solidária como ferramenta de resistência, cultura e sustentação para centenas de famílias.

“Trouxemos o nosso povo entre Senhor do Bonfim e Jacobina para representar. Vieram com café, sequilhos, biscoitos, mel, óleo de babaçu, óleo de licuri, artesanatos, confecções, adubo, terra vegetal, composto, rapadura do Mulungu, sequilhos do Kazumba, temperos, entre outros. Tudo está sendo bem aceito e comercializado”, contou Nilo.

Um dos destaques é a presença dos Guias e Condutores Ambientais de Itaitu, que reforçam o elo entre turismo de base comunitária e sustentabilidade ambiental. Além disso, representantes de catadores de materiais recicláveis e prestadores de serviços também estão entre os expositores.

Entre as experiências em destaque, o público pode conhecer iniciativas como o Cooperativismo Solidário de Alagoas, as Finanças Solidárias do Ceará, os modelos de compras públicas no Rio Grande do Norte e os serviços de assessoria técnica da Bahia.

O evento também promove o diálogo entre estados, instituições e empreendedores, com o objetivo de fortalecer parcerias e políticas públicas voltadas ao setor.

Com entrada gratuita, o festival busca fomentar a economia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável e integrar a sociedade civil, o poder público e os empreendimentos solidários em torno de um projeto comum de futuro para o Nordeste.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais do Portal

Piemonte da Diamantina e do Itapicuru representam a Bahia em Festival Nordestino de Economia Solidária
Produtos de Senhor do Bonfim e região ganham destaque em evento com participação de todos os estados do Nordeste
Câmara de Senhor do Bonfim homenageia Ilma Souza Santos e aprova Moção de Pesar na 20ª Sessão Ordinária
Sessão realizada nesta quinta-feira (08) contou com debates sobre cultura, saúde, prestação de contas e homenagem a figuras importantes da cidade.
CESOL-PDM representa Senhor do Bonfim no 1º Festival Nordestino de Economia Popular e Solidária, em Salvador
Evento acontece de 7 a 11 de maio e destaca experiências de transformação ecológica, cultura e economia solidária do Nordeste.
Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim
Posto de Saúde de Itapicuru poderá ganhar novo nome em sessão desta quarta (08).
Jaguarari lidera geração de empregos e se destaca com forte base industrial
Mesmo com desafios como a desigualdade de renda e a recente queda populacional, a cidade demonstra força especialmente nos setores de mineração e construção civil.
Ponto Novo aposta em crescimento econômico, mas precisa superar baixo consumo
A cidade tem potencial para mais, mas precisa diversificar sua base produtiva e incentivar o empreendedorismo.
Pindobaçu enfrenta desafios econômicos e aposta em novas oportunidades de negócios
Com baixa renda média e forte dependência do setor público, a cidade aposta na sua vocação mineral e no empreendedorismo para reverter o cenário.
Inscrições prorrogadas para o 5º Festival de Música Bonfinense
Evento valoriza o forró tradicional e homenageia o sanfoneiro Nivaldo do Acordeon; inscrições vão até 8 de maio.
Verdes Mares é destaque entre as maiores lojas de material de construção da Bahia pelo segundo ano seguido
Empresa de Senhor do Bonfim representa o Piemonte no Ranking Estadual da Revista Anamaco.
Conselheiros Tutelares de Antônio Gonçalves participam de Encontro Nacional sobre combate ao abuso infantil
Evento em Pernambuco reúne profissionais de todo o Brasil para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes.
plugins premium WordPress
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

O jornal impresso cria tempo. O digital leva longe. Nós escolhemos os dois.

Assinar Newsletter

O Piemonte Norte do Itapicuru