Audiência da ANTT discute futuro da concessão da FCA

Audiência da ANTT discute futuro da concessão da FCA

Por Redação

04/10/2024 10:23
Audiência da ANTT discute futuro da concessão da FCA
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© Foto / Reprodução

Audiência da ANTT discute futuro da concessão da FCA
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que Salvador será uma das cidades a sediar uma sessão dedicada à renovação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O encontro ocorrerá no dia 15 de outubro e é uma oportunidade para que representantes da Bahia participem das discussões sobre os investimentos e melhorias planejados para a ferrovia, que atravessa diversas regiões do estado, incluindo o município de Senhor do Bonfim.

O contrato atual de concessão da FCA, que se encerra em 2026, propõe uma extensão de 30 anos, com investimentos estimados em quase R$ 24 bilhões.

No entanto, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) expressou preocupação com a possibilidade de que diversos trechos da ferrovia na Bahia possam ser paralisados, o que traria impactos negativos para a economia local.

A ferrovia da FCA inicia em Corinto, Minas Gerais, e passa por municípios como Urandi e Brumado, antes de seguir para Castro Alves e, em direção ao norte da Bahia, passa por Alagoinhas, chegando a Senhor do Bonfim e adentrando o estado de Pernambuco. Essa extensão é crucial para o transporte de cargas e a integração regional.

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As sessões de consulta pública da ANTT, que ocorrerão entre 7 e 21 de outubro em várias localidades do país, têm como objetivo principal coletar sugestões sobre a proposta de prorrogação do contrato. O relator do projeto, Guilherme Theo Sampaio, destacou a importância da participação da sociedade:

“Readequamos o calendário para ouvir a maioria da sociedade afetada pela ferrovia, acrescentando encontros em regiões essenciais. Além das sessões públicas, também é possível enviar contribuições por escrito, garantindo a participação efetiva no processo de renovação contratual.”

Com uma extensão total de 7.856,8 km, a ferrovia passa por estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A proposta de renovação abrange 5.725 km de trilhos, incluindo os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que Salvador será uma das cidades a sediar uma sessão dedicada à renovação do contrato da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O encontro ocorrerá no dia 15 de outubro e é uma oportunidade para que representantes da Bahia participem das discussões sobre os investimentos e melhorias planejados para a ferrovia, que atravessa diversas regiões do estado, incluindo o município de Senhor do Bonfim.

O contrato atual de concessão da FCA, que se encerra em 2026, propõe uma extensão de 30 anos, com investimentos estimados em quase R$ 24 bilhões.

No entanto, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) expressou preocupação com a possibilidade de que diversos trechos da ferrovia na Bahia possam ser paralisados, o que traria impactos negativos para a economia local.

A ferrovia da FCA inicia em Corinto, Minas Gerais, e passa por municípios como Urandi e Brumado, antes de seguir para Castro Alves e, em direção ao norte da Bahia, passa por Alagoinhas, chegando a Senhor do Bonfim e adentrando o estado de Pernambuco. Essa extensão é crucial para o transporte de cargas e a integração regional.

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As sessões de consulta pública da ANTT, que ocorrerão entre 7 e 21 de outubro em várias localidades do país, têm como objetivo principal coletar sugestões sobre a proposta de prorrogação do contrato. O relator do projeto, Guilherme Theo Sampaio, destacou a importância da participação da sociedade:

“Readequamos o calendário para ouvir a maioria da sociedade afetada pela ferrovia, acrescentando encontros em regiões essenciais. Além das sessões públicas, também é possível enviar contribuições por escrito, garantindo a participação efetiva no processo de renovação contratual.”

Com uma extensão total de 7.856,8 km, a ferrovia passa por estados como Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal. A proposta de renovação abrange 5.725 km de trilhos, incluindo os corredores Centro-Leste, Centro-Sudeste, Minas-Bahia e Minas-Rio.

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